Tipos de embalagens para alimentos: conheça as melhores

Alimentos são produtos frágeis, que precisam de cuidados para a manutenção do sabor, conservação, temperatura, entre outros. Por esse motivo, a escolha da embalagem é tão importante.

Na hora de optar por algum modelo, é preciso prezar por aqueles que protejam o alimento de situações que causem sua degradação ou alteração.

Para te ajudar nessa escolha, reunimos alguns dos principais tipos de embalagens de alimentos, mostrando as características de cada uma. Acompanhe com a gente e saiba mais!

Embalagens de vidro

As embalagens de vidro são, sem dúvidas, as mais antigas que existem. Essa opção oferece uma excelente barreira contra gases e aromas, além de ser reciclável.

Em contrapartida, seu alto custo, peso e fragilidade fazem com que esse modelo seja menos utilizado do que outros.

Antes de ser utilizada, a embalagem de vidro requer alguns cuidados, como um sistema adequado de fechamento e uso de filtro UV (essenciais em casos de produtos sensíveis à luz). Esses detalhes são fundamentais para a boa conservação do alimento.

Embalagens metálicas

As embalagens metálicas se dividem, basicamente, em dois tipos: as que são de aço (folhas de flandres) ou em alumínio.

Suas principais vantagens incluem a boa proteção contra luz, barreira contra gases e vapor e a estabilidade mecânica.

Apesar de não serem tão inertes como o vidro, com a ajuda de vernizes apropriados, a interação embalagem-alimento poderá ser melhorada. Dessa forma, é possível impedir a migração de metais para o alimento e, consequentemente, sua corrosão.

No entanto, algumas de suas desvantagens incluem o peso e o alto custo (quando comparadas às embalagens plásticas), além da falta de visibilidade do produto.

As caixinhas de papel cartonado

Embalagens cartonadas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, especialmente ao consumirmos leite, sucos, iogurtes, leite condensado etc. Seu sucesso se dá em razão de vantagens como:

  • Fácil transporte, especialmente quando estão desmontadas;
  • Fácil armazenamento;
  • Evita o contato de alimentos com microrganismos;
  • Mantém o aroma do alimento e impede a entrada de odores.

Por outro lado, por possuírem várias camadas, esse tipo de embalagem causa maior dificuldade durante a reciclagem. Assim, com a grande quantidade desse material sendo utilizado, seu descarte gera um grande impacto ambiental.

Outro ponto negativo é seu custo de produção, que costuma ser alto.

Embalagens de isopor térmico

Isopor térmico é uma opção que vem ganhando cada dia mais espaço no mercado. Utilizados basicamente para manter a temperatura dos alimentos, são normalmente encontradas em modelos de marmitas ou caixinhas para sanduíches.

Formada a partir de derivados do petróleo, o material é um poliestireno expandido. Antigamente, em sua fabricação, era usado o gás CFC, nocivo ao ambiente. Hoje, porém, é utilizado outro gás para a expansão do poliestireno, que ameniza os impactos ambientais da produção do material. 

Um dos grandes benefícios do isopor é seu baixo custo e a facilidade na manutenção da temperatura. Entretanto, apesar de seu processo de fabricação atualmente ser menos nocivo, ele ainda é prejudicial ao meio ambiente, por isso seu descarte requer cuidado extra.

Uma nova solução em embalagens

Como pudemos ver até aqui, cada uma dessas embalagens tem seus pontos positivos e negativos.

As caixinhas de papel cartonado, por exemplo, mesmo com sua facilidade no transporte e benefícios na conservação dos alimentos, são produtos caros e que requerem mão de obra para a montagem das embalagens

Já as embalagens em isopor, apesar de seu baixo custo e boa conservação da temperatura, ocupam muito espaço de armazenagem em sua loja. Sem falar que ambas as opções são prejudiciais ao meio ambiente por não serem biodegradáveis.

Para você que tem a necessidade de embalar sanduíches, uma ótima opção são as embalagens PleatPak. Elas são 100% biodegradáveis e capazes de reter até 40% da temperatura inicial do alimento. Além disso, elas:

  • Economizam até dez vezes mais espaço de armazenamento;
  • Não requerem trabalho extra para montagem;
  • Não vazam;
  • Vêm prontas para uso dispensando a montagem de caixinhas;
  • Um pacote com 500 unidades é do tamanho de uma caixa de cereal, ideal para armazenagem em restaurantes e food trucks.

Agora que você viu as principais vantagens da PleatPak em relação aos outros tipos de embalagens, quer conhecer mais sobre essa nova tecnologia? Então entre em contato agora mesmo com a gente!

guia-gestao-de-restaurantesPowered by Rock Convert

Comments (6)

    1. Olá nosso departamento comercial entrará em contato!
      Enquanto isso continue acessando nossos conteúdos exclusivos e melhore os resultados de sua hamburgueria.
      Se preferir pode adicionar nosso comercial Matias 11 95074-7723
      http://www.performpak.com.br
      A melhor embalagem para hambúrguer do Mundo agora no Brasil.

        1. Olá nosso time de vendas está a sua disposição

          11 95074-7723 Matias (WhatsApp)

          Caixas com 500 unidades pronta para uso a partir de R$ 290 ou seja R$ 0,58 a unidade. Acima de 4 caixas frete grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This