Segurança das embalagens: qual é a responsabilidade do fornecedor?

Prezar pela segurança das embalagens é muito importante para qualquer estabelecimento. Os do segmento alimentício, por exemplo, precisam cuidar para que a comida não seja contaminada. Já os que vendem produtos para crianças, como brinquedos ou materiais escolares, devem buscar embalagens que possam ser manipuladas pelos pequenos sem causar riscos, como sufocamento.

Assim, fica claro que as embalagens são parte importante de qualquer produto. Portanto, é muito necessário trabalhar com marcas que sejam responsáveis com a segurança e que também prezem por valores como a sustentabilidade. Quer saber quais as responsabilidades do fornecedor para garantir que todos os requisitos sejam atendidos? Continue lendo!

Conhecer as normas de regulamentação

É muito importante que o fornecedor conheça as normas de regulamentação das embalagens. Afinal, quando você compra de alguém, espera que esse produto esteja em conformidade com os padrões exigidos pelos órgãos reguladores.

No caso das embalagens, o artigo 8º da Lei n. 9782/99 atribui à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regular, controlar e fiscalizar embalagens para alimentos, bem como as instalações envolvidas no processo de produção.

Portanto, um bom fornecedor de embalagens deve estar em conformidade com essas normas.

Ter um bom controle de qualidade

O controle de qualidade é uma parte fundamental do processo. A fábrica pode ter uma linha de produção excelente e, ainda assim, algo não sair conforme o esperado.

Mas, quando falamos em embalagens de alimentos, qualquer erro pode resultar em um grande problema. Um pequeno furo, por exemplo, pode mudar as características do alimento e até causar contaminação na comida, o que, além da multa da Vigilância Sanitária, pode causar problemas de saúde nos seus clientes.

Por isso, uma parte fundamental do processo de garantir a segurança das embalagens é passar por um bom controle de qualidade, responsabilidade do fornecedor.

Conhecer os diversos tipos de materiais para embalagens

Além de seguir as normas da ANVISA, é importante que o fornecedor conheça os diferentes tipos de materiais, para garantir a segurança das embalagens, especialmente se tratando de alimentos.

Afinal, qualquer material que possa ser tóxico não deve estar em contato com a comida, sob o risco de ser prejudicial para as pessoas. É bom lembrar, também, que alguns materiais não respondem bem ao calor. Embalagens de isopor, por exemplo, podem derreter em contato com alimentos muito quentes.

Portanto, é muito importante que o fornecedor de embalagens conheça os melhores materiais para poder vender um produto seguro e sustentável.

Pensar na adaptação da embalagem para transporte do produto

Uma embalagem não deve ser analisada somente pela sua beleza. É necessário, também, pensar em sua funcionalidade. Por isso, é muito importante que ela se adapte para transporte.

Quando falamos das hamburguerias, por exemplo, é necessário lembrar que as embalagens serão transportadas mais de uma vez. A primeira, quando sair da fábrica para ir até o restaurante. A segunda, quando utilizada para delivery.

Assim, é fundamental escolher uma embalagem que seja fácil de transportar e que se adapte bem, não ocupando um volume muito grande de espaço.

Por tudo isso, é fundamental escolher fornecedores que sejam corretos e prezem pela segurança das embalagens. Além disso, eles devem estar sempre atentos às novidades do mercado, procurando pelos melhores materiais e tecnologias, buscando produzir embalagens inovadoras e sustentáveis.

Agora que você já sabe a importância do fornecedor para a segurança das embalagens, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens da PerformtPak, especializada em embalagens para hambúrgueres!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This