Saiba por que ter uma luva para alta temperatura

Os cozinheiros do seu estabelecimento utilizam luva para alta temperatura? Principalmente se tratando hamburguerias, que costumam utilizar chapas bem quentes e churrasqueiras, o uso de luvas térmicas é de grande importância para evitar cortes e queimaduras.

Esse é considerado um equipamento de proteção individual, que deve ser disponibilizado pelo empregador aos seus funcionários. A seguir, conheça os tipos e como comprar a luva adequada.

Por que os cozinheiros devem usar luva para alta temperatura?

Os funcionários da cozinha estão constantemente manipulando alimentos, utensílios e equipamentos muito quentes. Por isso, a utilização de luvas térmicas é essencial por dois motivos: higiene e proteção contra acidentes.

Chapas, churrasqueiras, óleo quente e panelas são alguns dos objetos que podem causar graves acidentes, como cortes profundos e queimaduras de terceiro grau. Portanto, além da fiscalização, é dever do empregador disponibilizar equipamentos de proteção, como as luvas, e dever dos funcionários utilizá-los.

Quais são os modelos de luvas térmicas?

Os modelos de luvas para alta temperatura se diferem no tipo de material e temperatura suportada. Conheça os principais tipos que são usados nas cozinhas.

Luvas de silicone

O silicone, ou polímero, é feito de algumas moléculas sintéticas. Por receber tratamento químico, passa a suportar altas temperaturas sem que derreta como as borrachas. Esse tipo de luva térmica se destaca por sua higiene, já que a lavagem é bem fácil.

Luvas de felpa térmica

Para que o calor não alcance a pele das mãos, a luva de felpa térmica para altas temperaturas é revestida com um material fofo e isolante térmico que é colocado entre as camadas de algodão.

Luvas de neoprene

O neoprene é um tipo de borracha muito utilizada em roupas de mergulho. Por ser sintética e com isolamento térmico que suporta altíssimas temperaturas, esse modelo de luva passou a ser utilizado não somente nas cozinhas, mas também na indústria.

O que considerar ao comprar uma luva para altas temperaturas?

Para ter certeza de que está adquirindo uma boa luva térmica é importante que avalie:

  • capacidade de proteção térmica: verifique o nível de isolamento pela temperatura máxima que ele suporta e protege, sendo que, normalmente, as luvas para cozinha protegem até 250°C, em média;

  • durabilidade: avalie se o material é de boa qualidade para garantir que dure muito tempo;

  • proteção contra cortes: verifique se o material utilizado também protege as mãos contra cortes; 

  • manobrabilidade: a luva permite a movimentação dos dedos e deixa as mãos livres? Isso também é importante para evitar acidentes.

Além das luvas térmicas que podem ser lavadas e reutilizadas, é possível encontrar alguns modelos descartáveis que são de cor preta. Esse tipo é produzido, normalmente, em nylon ou helanca. Porém permite isolamento térmico de somente 50°C

A luva para alta temperatura não é somente mero detalhe para os cozinheiros, mas sim um equipamento que pode evitar graves acidentes e a higiene de uma cozinha. Então, para evitar problemas até mesmo com a fiscalização, invista em uma luva de qualidade e que protege os seus funcionários.

Viu como o simples fato de usar uma luva pode evitar diversos problemas? Agora, compartilhe esse post nas suas redes sócias e mostre a outros gestores e cozinheiros a importância desse equipamento!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This