Saiba como fidelizar o cliente da sua hamburgueria em 4 passos

Em qualquer ramo, fidelizar o cliente é essencial. Entretanto, se você tem um negócio do segmento alimentício, essa tarefa é ainda mais importante. Não basta ter clientes que apareçam esporadicamente, é necessário construir uma base de frequentadores assíduos.

Nós sabemos muito bem que esta não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, com a expansão do segmento, a cada dia surgem novas hamburguerias no mercado e para fidelizar o cliente você precisa se diferenciar da concorrência.

Todo mundo sabe que o primeiro passo para reter um cliente é jamais abrir mão da qualidade do seu produto — use sempre bons ingredientes —, mas existe uma série de outras estratégias que você também pode implementar para alcançar este objetivo

Pensando nisso, este post apresenta 4 passos que vão te ajudar nesta tarefa!

1 – Saiba que bom atendimento é fundamental

Bom atendimento fideliza cliente, especialmente no segmento alimentício. Toda a equipe da sua hamburgueria deve ser treinada para isso, desde o recepcionista até os garçons e a pessoa que atua no caixa.

É preciso que a visita à sua hamburgueria seja uma experiência agradável em todos os aspectos. Nesse sentido, bom atendimento envolve um ambiente agradável — móveis confortáveis, decoração bonita, embalagem adequada —, uma equipe capacitada e um tempo pequeno de espera, afinal, ninguém quer aguardar muito quando está com fome.

2 – Trate cada cliente como se fosse único

É muito importante construir um relacionamento especial com cada cliente. Na primeira visita é difícil, mas isso se torna mais fácil à medida que a pessoa frequenta seu estabelecimento mais de uma vez.

Mesmo no primeiro contato é possível adotar alguns procedimentos para que seu cliente se sinta especial. Procure se atentar aos seus gostos, preferências, direcioná-lo para um local em que ele se sinta à vontade e, se possível, trate-o pelo nome.

Tudo isso mostra que você deseja a presença dele e será muito importante na decisão de retornar ou não.

3 – Procure sempre inovar

Embora você precise ter sempre um cardápio de muita qualidade, investir em inovações é muito importante. Mesmo aquele cliente fixo, que pede sempre o mesmo hambúrguer, pode querer experimentar algo novo. Evite que, nesse caso, ele vá procurar a concorrência e ofereça possibilidades diferentes.

Que tal oferecer refil de bebida? E hambúrgueres vegetarianos e veganos? Maionese e catchup caseiros também são bons diferenciais. E no combo, que tal oferecer a possibilidade de trocar as tradicionais fritas por onion rings ou aipim frito? Fuja do óbvio!

4 – Tenha um bom programa de fidelidade

Não adianta fazer tudo isso e não ter um bom programa de fidelidade. Com um programa bem estruturado você consegue reter clientes, aumentar seus lucros e ainda fazer upsell — explorar ao máximo o potencial de compra de cada cliente.

Um bom programa de fidelidade envolve oferecer uma recompensa para clientes fiéis. É importante que essa recompensa seja boa — não dê qualquer coisa somente para criar uma ilusão no cliente — e que toda sua equipe esteja bem orientada sobre a cortesia. Isso evita possíveis saias justas no momento em que o cliente for solicitar a sua recompensa.

Existem diversas outras estratégias que podem ser adotadas no momento de fidelizar um cliente, mas as citadas neste post são práticas relativamente simples que podem ser aplicadas com um pouco de boa vontade e dedicação de toda equipe envolvida, sem necessariamente envolver muitos custos.

Por fim, é importante lembrar que a melhor estratégia para fidelizar um cliente é jamais abrir mão da qualidade do seu produto.

Você tem alguma outra dica ou quer tirar alguma dúvida a respeito deste post? Deixe o seu comentário!

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