Saiba como diminuir o impacto ambiental do lixo no seu negócio

Atualmente, a sustentabilidade é um dos termos mais evidenciados em empreendimentos gastronômicos de todos os tipos, como hamburguerias e restaurantes. Isso ocorre porque, a cada dia, percebemos o quanto o impacto ambiental do lixo vem aumentando, agredindo o meio natural e afetando, diretamente, o estilo de vida das pessoas.

Com base nesse assunto, vamos mostrar neste post como é possível visar à sustentabilidade e, assim, diminuir o impacto ambiental que o lixo do seu negócio causa. Vale mencionar que o meio ambiente é quem fornece os recursos naturais necessários para a vida humana. Assim, é necessário preservá-lo e buscar maneiras de causar menos impacto negativo. Se você ficou interessado, confira algumas práticas que podem ajudar!

Busque utilizar materiais reciclados

Sempre que possível, busque investir em itens que sejam feitos de material reciclado. Embora pareça uma atitude que não faz muita diferença, essa é uma das maneiras de alcançar a sustentabilidade no estabelecimento e de diminuir o impacto do lixo.

Assim, prefira toalhas de papel, papel higiênico e até mesmo guardanapos de papel reciclado e não do comum. Prefira também galões, sacos de lixo e demais itens de plástico que sejam reciclados ou de materiais biodegradáveis.

Utilize embalagens para sanduíches específicas

Especialmente em hamburguerias, lanchonetes e estabelecimentos que oferecem sanduíches, o ideal é utilizar embalagens específicas que utilizam menos fontes naturais, visando à sustentabilidade.

Além disso, elas dispensam a utilização dos saquinhos, das caixinhas de papelão ou de isopor. Essas embalagens sustentáveis ainda atuam de um jeito superior, sendo capazes de melhorar a integridade e a qualidade do lanche.

Reutilize, sempre que possível, materiais e ferramentas

Um ponto fundamental é evitar jogar no lixo materiais e ferramentas em geral que podem ser reutilizados de uma outra forma. As garrafas de vidro, por exemplo, podem virar um lindo arranjo central de mesa com a ajuda de algumas flores. Inclusive, elas podem ser oferecidas ao cliente como uma cortesia da casa, afinal, você não terá praticamente gasto para criar o item decorativo e, diariamente, haverá outras garrafas vazias.

Já as caixas de madeira, também conhecidas como caixas de feiras, podem ser empilhadas e servir como uma mesa quadrada. Com o auxílio de uma almofada, também podem se transformar em bancos mais informais.

Descarte o lixo corretamente

O descarte inadequado do lixo gerado em seu estabelecimento também pode gerar um significativo impacto negativo na natureza e, inclusive, pode provocar a contaminação da água.

Óleos e gorduras líquidas, por exemplo, jamais devem ser jogados no ralo da pia. Eles devem passar por um processo de filtragem por meio de um coador de café e posteriormente devem ser armazenados em garrafas PET, até ocorrer um reconhecimento especializado em seu município.

Também é interessante fazer uma coleta seletiva em seu estabelecimento, uma vez que isso permite que diversos materiais sejam reciclados e não passem por um descarte inapropriado. Além disso, lembre-se de fazer a separação do lixo orgânico e do lixo seco, tudo bem?

Diminua os descartáveis do estabelecimento

Por fim, diminuir a quantidade de itens descartáveis de seu estabelecimento também faz toda a diferença. Copos de plásticos, por exemplo, podem ser substituídos por copos de vidros. Já as toalhas de mesas descartáveis podem ser substituídas por tecidos. Outra ideia é investir em garrafas retornáveis e embalagens para hambúrguer biodegradáveis como a Pleatpak.

Pronto! Agora que você já viu algumas práticas para diminuir o impacto ambiental do lixo no seu negócio gastronômico, fique atento a cada detalhe e busque priorizar a sustentabilidade, protegendo todos os recursos naturais e o meio ambiente. É válido mencionar ainda que essa é uma forma de se destacar no mercado e de deixar os clientes satisfeitos por mais um motivo. Aproveite!

Você conhece alguma outra prática que possa diminuir esse impacto? Então deixe nos comentários e complemente nosso post. Até mais!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This