Quer saber como coletar feedback de clientes na sua hamburgueria?

Reunir o feedback de clientes é fundamental para que sua hamburgueria desenvolva pontos positivos e encontre soluções para as falhas apontadas. Todo gestor busca oferecer a melhor experiência na hora de atender e servir um produto, porém, sem uma devida mensuração, é impossível afirmar se as expectativas estão sendo alcançadas. 

Dessa forma, a coleta e análise do feedback de clientes surge como a melhor opção para apurar dados concretos e criar ações para reverter possíveis problemas. Veja, neste conteúdo, qual a importância do feedback e qual a melhor forma de coletá-lo!

Qual a importância do feedback de clientes?

O feedback é extremamente importante para as hamburguerias, pois é por meio dele que o cliente cria um elo com a marca e consegue dividir suas experiências. Além disso, é possível direcionar o trabalho, readequando a equipe às reais necessidades. 

Marcas que realizam pesquisas de satisfação periodicamente também conseguem desenvolver os colaboradores e traçar metas de alta performance. Com os dados em mãos, o gestor poderá elevar o engajamento da equipe e reconhecer e reter os talentos que mais se destacam. 

Outro ponto importante é que, por meio do feedback, novas ideias podem surgir, bem como novas métricas a serem seguidas.

Como coletar os feedbacks de maneira adequada? 

Realizar uma pesquisa e organizar dados pode parecer algo simples, mas é surpreendente como as empresas podem falhar nessas questões. Por isso, é importante realizar uma coleta adequada do feedback dos clientes para que os dados realmente sejam valiosos para o restaurante.

Invista no pós-venda

Em alguns casos, a marca não sabe por onde começar. Por isso, investir no pós-venda é a primeira etapa para capturar feedbacks sólidos. O pós-venda refere-se à fase em que a marca mantém uma atenção e cuidado com o consumidor para que ele se torne um cliente fiel e volte à hamburgueria. 

Assim, aplicar pesquisas de satisfação periodicamente, estar disponível para atender os clientes, ouvir suas reclamações, desenvolver programas de fidelidade e personalizar o atendimento de clientes antigos são maneiras de investir no pós-venda e estimular os feedbacks. 

Dê incentivos 

É preciso também pensar em ações que estimulem o consumidor a dar a sua opinião. Por isso, é possível oferecer cupons de desconto, brindes, cartões de fidelidade ou promoções especiais àqueles que se dispuserem a dar a sua opinião em pesquisas. 

Ao dar incentivos aos clientes, você estará recebendo informações de qualidade e, ao mesmo tempo, o cliente estreita o relacionamento com a sua marca e se fideliza por meio das vantagens e benefícios. 

Faça questionários claros 

Outro fator para coletar bons feedbacks é fazer formulários claros e diretos. Quando os clientes se deparam com listas extensas de perguntas eles tendem a desistir de responder. Veja quais temas têm prioridade e utilize respostas, como sim ou não, ou atribuição de notas de 0 a 10. 

Busque criar questionários baseados na gamificação, assim o consumidor terá a sensação de que está passando de fase enquanto responde às perguntas. 

Você pode criar os formulários no Google Forms, Survey Monkey ou Survio e enviá-lo por e-mail ou rede social, logo após o pedido do cliente, no caso do delivery. 

Utilize metodologias para mensuração 

Para construir um bom formulário é preciso definir uma metodologia de análise e mensuração. Por exemplo, pode-se utilizar o Net Promoter Score, que utiliza um índice de 0 a 10 para medir a satisfação e capacidade de indicação dos clientes em relação a sua hamburgueria. 

Também é possível fazer perguntas diretas que podem ser respondidas com sim ou não, escala gráfica de satisfação que vai de ótimo até péssimo ou ainda espaços abertos para a elaboração de comentários. 

Portanto, independentemente do método escolhido para a criação e análise dos feedbacks, é preciso compreender os seus impactos na manutenção da hamburgueria e saber transformar os dados capturados em ações de melhoria, visando a satisfação do cliente.

E aí, aprendeu como coletar feedback de clientes no seu restaurante? Tem alguma dúvida ou dica para melhorar esse processo? Deixe o seu comentário no post! 

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