O que é CMV e como isso impacta no lucro da sua hamburgueria?

Todo empreendedor deve evitar os erros de gestão. O mesmo vale a para as hamburguerias. Afinal, você visa ao lucro e à satisfação total dos seus clientes. Dessa forma, como otimizar o lucro e continuar sendo bem avaliado pelos consumidores?

Entender o que é CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é um passo determinante para melhorar seus rendimentos. Seu funcionamento e suas implicações são relevantes e interferem diretamente no quanto você pode lucrar. Para entender mais sobre o assunto e melhorar suas tomadas de decisão, continue lendo o artigo!

O que é CMV?

O Custo de Mercadoria Vendida, mais conhecido como CMV, é um dos indicadores mais importantes de gestão financeira de qualquer tipo de negócio. Se você não é muito fã de matemática, analisar esse índice é um atalho necessário para compreender mais a fundo o fluxo de caixa da sua hamburgueria.

Ele considera os gastos que você tem com determinadas mercadorias até vendê-las ao consumidor final. Nesses gastos estão inclusos os custos com armazenamento e a própria aquisição da mercadoria. Ou seja, quando você vende um combo por um valor, esse valor não representa o lucro obtido com a venda.

Por que ele é importante?

As hamburguerias de sucesso certamente contam com um acompanhamento detalhado do CMV. Isso se dá porque elas sabem que produtos que ficam parados no estoque resultam em prejuízo.

A perda ocorre por diferentes vias, já que essas mercadorias não só representam vendas não feitas como também ocupam o espaço físico da hamburgueria, sendo que este poderia estar sendo utilizado de formas mais rentáveis.

Sendo assim, o CMV é importante porque fornece uma real dimensão das suas finanças. É evidente que ele não dispensa o auxílio de profissionais de contabilidade e de marketing, mas permite um maior controle financeiro sem fazer muitos esforços.

Como calculá-lo?

O cálculo do CMV é obtido através de três outros dados relacionados ao seu estoque:

  • o valor do estoque inicial de um período (EI);

  • o valor de compras efetuadas nesse período (C);

  • o valor do estoque no final do mesmo período (EF).

Então, se você pretende analisar o CMV de um mês, por exemplo, deve aplicar a seguinte fórmula: CMV = (EI +C) – EF. Se no primeiro dia do mês seu estoque vale R$ 1.000 e você fez compras de R$ 500, você deve subtrair o valor de seu estoque no fim do mês da quantia de R$ 1.500.

Como o CMV ajuda a obter lucros?

O Custo da Mercadoria Vendida ajuda a aumentar o lucro porque a partir do seu valor é possível estimar o lucro bruto com maior exatidão. Para isso, basta subtrair o índice do total de vendas do mês, seguindo a fórmula: Lucro Bruto = Vendas – CMV.

Vale ressaltar que, para se chegar ao lucro líquido, outros valores devem ser descontados do bruto mensal, como impostos e outras taxas. Ainda assim, compreender o que é CMV e aplicar esse conceito faz com que você tenha um maior controle sobre seu negócio e possa melhorar a sua rentabilidade.

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