Metodologia Dmaic: saiba como usar na sua hamburgueria

Dentre as diversas e complexas atividades de um gestor de hamburgueria de sucesso, encontra-se a busca constante por melhoria de resultados, processos e estratégias para alcançar as metas do negócio. Nessa procura por eficiência, destaca-se a metodologia DMAIC.

Essa ferramenta é guiada por cinco etapas — definir, medir, analisar, melhorar e controlar —, que visam estabelecer uma sequência de ações e atividades para melhorar os processos e alcançar os objetivos do negócio.

Veja a seguir do que é composta cada etapa e como você pode aplicar essa metodologia na sua hamburgueria. Acompanhe!

Primeira etapa: definir

Nesta primeira etapa da metodologia DMAIC serão definidos os problemas observados no seu negócio. Em uma hamburgueria, podem ser identificados gargalos nos pedidos, nas entregas, no atendimento e falhas na equipe de produção, por exemplo.

Para uma definição mais precisa do problema, é reunida uma equipe de trabalho para entender todas as atividades e setores, de modo que o erro possa ser melhor compreendido. Para isso, são usadas algumas ferramentas, como:

  • mapas de processos;
  • diagrama de fornecedores;
  • voz do negócio;
  • voz do consumidor;
  • histórico com variações de indicadores.

Segunda etapa: medir

Após a definição do problema, é hora de medir e entender os processos, de modo que possam ser identificados os dados e informações que passarão por medições. 

Em outras palavras, é preciso mapear o funcionamento da sua hamburgueria, entendendo como um setor se integra a outro. Normalmente, esse procedimento da metodologia DMAIC perdura entre um e dois meses, dependendo do projeto e plano de ação.

Lembre-se que para isso é essencial contar com análises estatísticas. Portanto, a segunda etapa é o momento de coletar, analisar e avaliar o cenário atual dos dados e informações. Sendo que, para resultados mais precisos e reais, é importante ter esses dados em forma quantitativa.

Terceira etapa: analisar

A terceira etapa da metodologia DMAIC é voltada para a análise da causa e raiz do problema que foi definido no primeiro momento. Aqui serão criticamente avaliados, pois devem ser estabelecidas as soluções e melhorias dos processos na sua hamburgueria. Para tal:

  • defina a oportunidade de melhoria;
  • pense na raiz do problema;
  • analise melhores formas de solucionar o problema.

Quarta etapa: melhorar

Agora é mão na massa! Depois de identificar, mensurar e avaliar os problemas, gargalos e melhorias é hora de implementar as soluções. Por meio dos projetos e planos de ações estabelecidos, é importante captar os recursos financeiros e de equipe para aplicar as melhorias.

É importante ressaltar que nem sempre todas as soluções detectadas e planejadas serão aplicadas. Será necessário fazer um balanço daquelas mais viáveis para um dado momento, deixando alguns projetos para serem utilizados em outras situações.

Quinta etapa: controlar

Assim como todo processo ou estratégia implementado deve ser avaliado e monitorado, a metodologia DMAIC não é diferente. Portanto, a quinta etapa é focada em gerenciar e garantir que os processos e soluções serão mantidos e terão continuidade eficiente.

Para isso, devem ser definidos quais são os meios para esse monitoramento  — que podem ser metas, estatísticas e checklists. É importante entender que o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é o caminho para manter os bons resultados na empresa. Então, nessa quinta etapa é preciso responder a perguntas, como:

  • A meta foi alcançada?
  • Quem será o responsável pelo acompanhamento?
  • Quais serão os meios de controle?
  • Será preciso atualizar processos e planos de ação periodicamente?
  • Os envolvidos estão sendo treinados e qualificados?

A metodologia DMAIC deve ser vista como um norte que garante as decisões e planos de ações mais adequados para a sua hamburgueria, de modo que todos os processos e serviços sejam melhorados. Com isso, há um melhor atendimento aos clientes e, consequentemente, aumento no seu lucro e sucesso.

Falando em melhoria de processos e aumento de vendas, aproveite para conferir nosso artigo com dicas para uma gestão profissional em hamburguerias!

guia-gestao-de-restaurantesPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This