Limpeza de coifa: saiba como realizar corretamente

Você já deve saber que, além de equipamentos como fogão, forno combinado, freezer e geladeira, um dos itens mais indispensáveis na cozinha do seu restaurante é a coifa.

Ela é a responsável por manter o ambiente limpo e sem cheiro de gordura, graças a um processo de sucção do ar quente e gorduroso que é filtrado e expelido para fora da sua cozinha por meio de dutos.

Um equipamento tão importante precisa ser bem higienizado, não é? Por isso, no post de hoje, vamos te ensinar a fazer uma boa limpeza de coifa. Continue a leitura e mãos à obra!

Como fazer a limpeza de coifa

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a limpeza da coifa da sua cozinha deve ocorrer com uma certa frequência. Isso vai garantir durabilidade, bom funcionamento do equipamento e higiene do restaurante, um atributo cada vez mais importante para os clientes.

Enquanto isso, a limpeza externa pode ocorrer uma vez por semana e os filtros devem ser higienizados a cada três ou quatro usos. Acompanhe e aprenda o passo a passo!

1. Desligue o aparelho

O primeiro passo para realizar a limpeza de coifa adequadamente é desligar o aparelho. Certifique-se de desligar não somente o disjuntor, mas também de retirar o plugue da tomada. Como você terá que mexer na parte interna da coifa para remover os filtros, é essencial apagá-la totalmente para evitar acidentes ou choques elétricos. Não vacile!

2. Limpe a parte externa

Antes de limpar a parte interna, é recomendado fazer a higienização da parte externa da coifa. Para isso, recomenda-se o uso de uma esponja macia ou um pano com detergente, sabão neutro ou, de preferência, desengordurante específico para cozinha.

Esfregue bem para retirar a gordura, remova os resíduos do produto de limpeza com um pano úmido somente com água e, por fim, seque a coifa com um papel ou um pano totalmente seco. O acúmulo de água é extremamente prejudicial, pois pode originar manchas e ferrugem no equipamento.

3. Higienize os filtros

Uma coifa de restaurante possui dois filtros, o de gordura e o de carbono ativo. Para removê-los, basta puxar o puxador da coifa e retirá-los.

O filtro de gordura pode ser higienizado manualmente, ficando mergulhado em uma solução com água morna e detergente ou na lava-louças. Caso opte pelo primeiro método, lembre-se de utilizar uma escova para remover os sedimentos do filtro.

Já o filtro de carbono ativo obrigatoriamente deve ser limpo em uma lava-louças, utilizando o ciclo de mais alta temperatura da máquina. Após a lavagem, coloque-o no forno na temperatura de 100º C durante dez minutos para reativar o carvão.

Ao contrário do filtro de gordura, o de carvão ativo precisa ser limpo somente uma vez a cada cinco meses, devendo ser substituído a cada três anos. 

4. Monte novamente a coifa

Por fim, depois de ter higienizado a coifa externa e internamente, você deve remontá-la para que volte a funcionar perfeitamente. Antes, é importante que os filtros estejam bem secos para evitar os processos de oxidação e ferrugem. 

Uma dica é que você procure fazer a limpeza de coifa à noite, pois assim você pode limpar todos os filtros, secá-los e deixar a coifa desmontada durante toda a noite. Dessa maneira, na hora de montar novamente o equipamento, todas as partes já estarão completamente secas.

Esperamos que este post te ajude a fazer a limpeza de coifa, pois um ambiente mal cheiroso e sujo é um grande erro para um restaurante. Agora que você já sabe, confira nosso post com dicas para deixar os clientes satisfeitos em sua hamburgueria!

Guia de Marketing para Hambuguerias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This