Inspeção sanitária: como agir ao receber a visita de um fiscal?

A inspeção sanitária é uma fiscalização feita por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As visitas têm o objetivo de avaliar a segurança alimentar e a limpeza dos estabelecimentos, garantindo que a sua hamburgueria respeite todas as normas e boas práticas previstas por lei.

Normalmente, as vistorias são feitas sem aviso prévio, sendo que podem ser resultado de denúncias ou, simplesmente, inspeções de rotina. Se a sua empresa estiver com tudo certo, não há com o que se preocupar. Entretanto, se forem detectadas irregularidades, podem ser aplicadas autuações, multas e, até mesmo, a interdição do seu negócio.

Como os fiscais aparecem de surpresa, é importante que saiba como proceder nesse tipo de situação. A seguir, entenda as melhores práticas para essa visita.

Fique calmo

Sabe aquele ditado: “quem não deve, não teme”? É exatamente isso que você precisa ter em mente se a sua hamburgueria segue todas as diretrizes e se está com tudo em ordem. Caso contrário, o fiscal poderá entender que tem algo a esconder ou se preocupar.

Além disso, as inspeções sanitárias são realizadas duas vezes. Então, mesmo que tenham sido identificadas algumas irregularidades, você terá um prazo para adequação. Não há porque entrar em pânico.

Verifique se a visita sanitária é válida

De acordo com as normas da Anvisa, os agentes devem estar acompanhados de um farmacêutico, que é o responsável por elaborar os laudos da vistoria. Sendo assim, essa é uma das maneiras de avaliar se a fiscalização é válida e dentro das leis.

Não tenha medo de perguntar quem são os fiscais, a qualificação de cada um e, até mesmo, solicitar identificações. Contudo, isso deve ser feito de maneira educada, por ambas as partes.

Organize a documentação

Durante a inspeção sanitária, os fiscais solicitarão dois principais documentos. O primeiro deles é o Manual de Boas Práticas, que orienta proprietários e funcionários sobre como as atividades devem ser feitas, principalmente no que diz respeito à limpeza, ao controle de animais e pragas, à saúde, ao treinamento dos trabalhadores e ao descarte de lixo.

O segundo documento são os Procedimentos Operacionais Padrão, o POPs, regras de execução dos processos nos estabelecimentos, bem como os responsáveis e a frequência com que essas atividades devem ser feitas. Lembre-se, também, de manter o alvará de funcionamento e a licença sanitária em mãos.

Converse com a sua equipe

Ao identificar que está passando por uma inspeção sanitária, oriente a sua equipe a responder, de maneira solícita, a todas as perguntas e indicações dos fiscais. Outro ponto importante é ter em mente que as vistorias não são feitas somente com a finalidade de multar, mas também de educar a sua empresa sobre as melhores práticas de higienização e apontar o que está fora da norma.

Com isso, garante que você e todos os responsáveis pela manipulação de alimentos, limpeza do espaço e gestão de processos se adéquem, de acordo com as indicações dos fiscais.

Para não ter problemas com a inspeção sanitária, mantenha todos os utensílios higienizados, secos e sempre prefira os de inox, já que não correm o risco de enferrujar. Além disso, nunca mantenha lixo e alimentos próximos às áreas de manipulação.

Agora que já sabe como agir durante uma visita da Anvisa, assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades e dicas para a sua hamburgueria!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This