Entenda por que também oferecer hambúrguer vegano em seu cardápio!

Se você tem uma hamburgueria, provavelmente já se deparou com a seguinte pergunta: tem a opção de hambúrguer vegano ou vegetariano? Afinal, não é porque a pessoa deixou de ingerir produtos de origem animal que ela vai deixar de comer um bom lanche.

O veganismo no Brasil já é mais que uma alternativa alimentar, transformando-se em um estilo de vida. Além de evitar o consumo de comidas de origem animal, também é privado o uso de cosméticos, roupas, sandálias e todas as formas de exploração desse universo.

De acordo com o IBOPE, cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. A pesquisa também mostra o crescimento acelerado por produtos veganos.

Por isso, se você não quer que a sua hamburgueria fique para trás, então você precisa adaptar o seu cardápio. Neste post, falaremos quais são as estratégias utilizadas para acompanhar as preferências dos clientes, garantindo experiências mais marcantes.

Quais estratégias adotar para acompanhar o mercado?

É sempre importante ficar atento às tendências do mercado e acompanhar as preferências e mudanças de hábito dos consumidores. Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas, como veremos a seguir.

Observe e analise o mercado

A primeira pergunta é: você conhece os seus concorrentes? Quem são? Não pense, porém, somente nas empresas que oferecem o mesmo tipo de produto. Vá além, considerando também os diferenciais competitivos.

Analisar o mercado e os concorrentes é uma parte importante para qualquer empresa. Com isso, você conseguirá ter respostas tanto sobre o mercado quanto de seu público. Portanto, veja o que as hamburguerias estão oferecendo de bom. Após isso, trabalhe para ofertar um produto melhor ainda!

Lembre-se, contudo, que analisar não é copiar. A análise de concorrentes é muito mais para inspirar você a ter insights. Portanto, você pode começar fazendo uma análise SWOT — técnica de planejamento estratégico para auxiliar organizações e também pessoas a identificarem forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Faça uma pesquisa entre os clientes

Outra maneira de saber se o produto está sendo bem-aceito pelos clientes é realizando uma pesquisa de satisfação. Dessa maneira, você consegue mensurar se a sua hamburgueria está entregando o que seu público procura.

Mas como criar uma pesquisa de satisfação do cliente? Há diversas maneiras para fazer isso, pois dependerá do tamanho de seu estabelecimento.

Entre as opções, algumas são:

  • você mesmo realizar a pesquisa;
  • aproveitar plataformas de pesquisas online e gratuitas;
  • contratar uma consultoria.

Se você optar pela primeira alternativa, a nossa dica é: faça um breve formulário com perguntas sobre atendimento, qualidade dos ingredientes, horário de espera e outros itens que você achar essenciais. No entanto, evite formulários extensos. Para isso, use de 3 a 6 perguntas, no máximo. Coloque também escalas de notas de 0 a 5, por exemplo.

Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • Como foi o atendimento?
  • O que você achou do sabor do hambúrguer vegano?
  • Sua comida veio em uma temperatura adequada?

Fique de olho nas redes sociais

As mídias sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Quem é que não tem um aplicativo de delivery instalado no celular ou não busca o nome de uma empresa no Instagram? Por isso, usar a tecnologia e também as redes digitais no mercado de gastronomia é extremamente essencial, e você não pode negligenciar isso.

É possível utilizar essas ferramentas para divulgação da empresa e dos produtos, mas também para realizar pesquisas com seus clientes, além de monitorar sua concorrência. Portanto, aposte e invista nisso!

Hambúrguer vegano: como substituir a carne?

Agora que você já sabe quais técnicas usar para implementar um hambúrguer vegano no seu cardápio, chegou a hora de falar um pouco sobre as opções ideais para substituir a carne. A princípio, para quem não conhece esse novo mercado, pode parecer que não há tantas alternativas. Contudo, isso não é verdade.

Há vários ingredientes que podem ser utilizados na hora de fazer o recheio do hambúrguer e deixá-lo delicioso! Aqui vai uma breve lista de opções para utilizar na substituição da carne:

  • grão-de-bico;
  • ervilha;
  • batata doce;
  • beterraba;
  • feijão.

Como já mencionamos, há diversas outras opções. O importante é você testar e ter, finalmente, um hambúrguer vegano no seu cardápio. Entretanto, lembre-se de sempre perguntar aos clientes o que está agradando e também os pontos de melhoria. Afinal, o objetivo é ter clientes sempre satisfeitos, não é?

Se você gostou das nossas dicas, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram.

Guia-experiencia-cliente-blogPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This