Hambúrguer defumado: quais são as melhores formas de defumação?

Para a sua hamburgueria ter um bom resultado nas vendas, além de uma gestão eficiente, é importante que seus hambúrgueres deixem os clientes com água na boca e, com isso, voltem ao seu estabelecimento outras vezes. 

Para diferenciar as carnes que são feitas na chapa, que tal você começar a preparar hambúrguer defumado? Esse pode ser um atrativo importante como uma alternativa para o cardápio! 

Neste post, mostraremos como são as melhores formas de defumação. Então, continue a leitura e anote as dicas para a sua próxima receita. 

Quais são as vantagens de defumar as carnes? 

Se na pré-história a prática de defumação aconteceu meio “sem querer”, atualmente, ela se tornou uma arte da culinária. A técnica consiste em salgar e defumar a carne através da fumaça.

Além da durabilidade, a defumação proporciona uma diversidade ao cardápio, pois o seu diferencial é agregar aromas, sabores e cores aos alimentos defumados.  

Há, no entanto, outras vantagens em se defumar uma carne. Entre elas, estão a textura agradável do alimento. Outra vantagem que chama atenção é a conservação que o alimento defumado tem. Dessa forma, evita que o desperdício ou o consumo em excesso aconteça. 

A seguir, veja os tipos de madeiras mais indicados para a defumação do hambúrguer. 

Quais madeiras usar para a defumação? 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de defumar a carne, chegou a hora de aprender sobre a importância da madeira e os tipos mais indicados para a defumação do hambúrguer. Continue a leitura e confira! 

Em geral, uma árvore frutífera sempre é boa para defumação, como a cerejeira ou laranjeira. Quaisquer madeiras livres de resinas e produtos químicos também podem ser utilizadas. Aqui, citaremos algumas para preparar um delicioso hambúrguer. 

Carvalho 

Por ser muito versátil, o carvalho funciona bem com qualquer tipo de carne. Você pode utilizá-lo para defumar carne bovina e aves ou queijos e sobremesas. O tipo de madeira é duro, e a intensidade média. 

Bordo

Já o bordo traz um sabor equilibrado para a carne, sobretudo se ela for de aves. O tipo dela é duro, e sua intensidade é suave. No entanto, o sabor da fumaça é doce. 

Além das carnes de aves, você pode utilizar para o preparo da carne de porco. Vale alertar que a fumaça doce do bordo também deixa o alimento com uma aparência escura. É, também, uma ótima opção para misturar com madeiras como carvalho ou amieiro. 

Hickory

Essa madeira tem o sabor que confunde com o bacon. O seu tipo é duro, e sua intensidade de gosto é muito forte. Por isso, tome cuidado com o excesso porque pode deixar as carnes com um gosto amargo. 

É uma ótima opção para defumar carne de porco, bacon ou peru. Vale lembrar-se, porém, de que cada tipo de madeira produz um sabor específico. Além disso, o processo de defumação pode variar de acordo com a espessura do alimento.

Apesar de as carnes serem mais populares na defumação, você também pode aplicar esse processo em outros alimentos, como queijos ou legumes

Quais são as formas de fazer uma defumação? 

Instalar os equipamentos para defumar as carnes do seu hambúrguer é relativamente simples e tem um baixo custo. Atualmente, existem defumadores portáteis, ideias para espaços que são menores. 

No entanto, você também tem a opção de fazer a defumação em uma churrasqueira. A seguir, confira o passo a passo

Primeiro, você precisará preparar as lascas de madeira. Coloque na água por, no mínimo, 30 minutos. Em seguida, monte a churrasqueira. Retire todas as grelhas e coloque jornais no fundo. 

Depois de montar a churrasqueira, crie uma barreira entre a grelha. Esse passo é importante para manter a fonte de calor fora do contato direto com a carne defumada. Você pode fazer essa etapa utilizando uma tampa metálica. 

Agora, nesta etapa, você precisará colocar as lascas de madeira na churrasqueira. Para isso, posicione o carvão apagado em cima das lascas. Por fim, feche a churrasqueira. 

Viu? Não é tão difícil preparar um hambúrguer defumado. Com as nossas dicas, você conseguirá preparar carnes deliciosas para o seu cardápio! 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue visitando o nosso blog e conheça as melhores lenhas para defumar.

decoração-hamburgueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This