Gestão de fornecedores: como torná-la eficiente?

Para fazer a administração de um negócio, é necessário que o gerente conheça e lide com uma série de elementos. Um destes elementos, que às vezes passa batido, é a gestão de fornecedores.

Ela funciona como um item para otimizar a relação custo-benefício dos materiais que você utiliza para confeccionar o produto ou para realizar o serviço, cortando gastos e adquirindo um material de qualidade. Mas afinal, você sabe como fazê-la de forma adequada e eficiente?

Neste artigo, você confere importância da gestão de fornecedores e como ela é capaz de impactar positivamente um negócio, além das principais dicas para seguir e executar uma boa gestão desses parceiros. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Saiba a importância de ter bons fornecedores

Ao confeccionar um produto ou realizar um serviço, o profissional e empresa precisam dispor de uma série de materiais para tal. Uma hamburgueria, por exemplo, precisa de muitos produtos frescos, como pães, carne, batatas, alfaces e cebolas, além de condimentos como ketchup e mostarda, sem falar na embalagem para realizar entregas via delivery.

Para que o hambúrguer seja de qualidade é necessário que todos os materiais citados também o sejam — assim, garante-se a boa experiência do consumidor. Dessa forma, uma das bases para o sucesso do seu negócio é contar com fornecedores de confiança. 

Confira as principais dicas de como fazer uma boa gestão de fornecedores

Para garantir bons fornecedores e, como consequência, a qualidade do seu produto ou serviço, é necessário tomar certos cuidados. Você deve estar buscar por recomendações, avaliar o atendimento e os serviços, além de monitorar e comparar os preços. Confira com mais detalhes! 

Busque por recomendações

É importante que você busque por boas recomendações de fornecedores. Isso pode ser feito tanto no “boca a boca”, pedindo recomendações de parceiros e amigos do ramo, quanto por meio de pesquisa na internet. Leve em consideração as diferentes recomendações e faça a melhor escolha para o seu negócio. 

Avalie o atendimento e os serviços

O atendimento e os serviços prestados pelos fornecedores são tão importantes quanto o material que eles entregam. Isso porque, quando executados com facilidade e agilidade, não há o risco de você ter de parar a produção ou a oferta de serviços por conta de atrasos do fornecedor, por exemplo, que pode gerar grandes prejuízos.

Monitore e compare os preços

É necessário contar com um fornecedor que pratique preços compatíveis com o mercado. Preços fora da realidade, tanto para cima quanto para baixo, devem ser encarados com desconfiança. Para preços que estejam de acordo, é necessário optar pelos mais baixos, desde que estes apresentem um bom custo-benefício, nossa próxima dica. 

Leve em consideração a qualidade do produto e serviço

Tão importante quanto levar o preço em consideração está colocar na balança a qualidade do produto e serviço ofertado pelo fornecedor. De nada adianta, por exemplo, que o produto seja bom se a empresa não o entregue em tempo hábil e vice-versa. 

Sendo assim, ter uma gestão de fornecedores é fundamental para garantir a fabricação e execução de produtos e serviços de forma eficiente, o que aumenta o valor do produto da sua empresa e garante a satisfação do consumidor. Por conta disso, essa etapa não deve ser encarada como um mero gasto ou preocupação, mas como um investimento capaz de gerar retorno para os seus negócios.

Agora que você já sabe como tornar eficiente a gestão de fornecedores, entre em contato com a nossa empresa e saiba como podemos continuar ajudando a sua empresa nesse quesito! Nós da Performpak temos profissionais especializados e experientes para ouvi-lo a atendê-lo!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This