Food truck é negócio ou tendência? Veja o que é preciso para montar um

No cenário gastronômico, uma nova e forte tendência contribuiu para deslocar as lentes que outrora pairavam, com certa exclusividade, sobre os restaurantes sinuosos e tradicionais. Recentemente, a “comida de rua”, já bastante comum no país, ganhou tons de sofisticação e conquistou o coração e o paladar dos brasileiros. Embarcar na onda da novidade e montar um food truck despontou como uma alternativa viável para atender às emergentes demandas de consumo.

Segundo o Sebrae, uma pesquisa do Ibope Inteligência revelou que o mercado de alimentação fora de casa, segmento no qual está inserida a atividade dos food trucks, movimentou R$ 140 bilhões em 2014 e vem crescendo significativamente já há alguns anos. Parece só tendência? Não! É negócio.

Neste post, você saberá quais pontos precisam ser avaliados com cautela antes de optar por expandir as operações convencionais também para um food truck, aproveitando-se da avidez pela novidade. Confira:

Conheça seu público

Antes de qualquer iniciativa é preciso saber com clareza qual é o seu público-alvo. Ao tomar a iniciativa de investir em um restaurante sobre rodas e alargar o seu negócio, é imprescindível que você pondere com coerência qual é o perfil de clientes que deseja atender.

Esta etapa é determinante para o sucesso da empreitada, uma vez que assegura que as ações posteriores – elaboração de menu, identidade da marca, ponto comercial etc – sejam as mais apropriadas às preferências dos seus potenciais consumidores.

Desenhe o cardápio

Se você já tem um negócio, a decisão sobre o cardápio pode ser menos complexa, mas um conselho fundamental vale também para quem ainda está se aventurando pelo mundo gastronômico: ofereça o que você tem de melhor, mas fique atento às limitações operacionais que o food truck naturalmente impõe.

A rotina de um atendimento sobre rodas é diferente daquela que estamos habituados a encontrar nos restaurantes convencionais. Por isso, é preciso efetuar as adequações necessárias para otimizar os recursos e as rotinas antes mesmo de se lançar nas ruas.

Defina a estrutura

Como já foi previamente apontado, a estrutura de um food truck tem pouca semelhança com uma cozinha de ponto comercial fixo. Nos trucks, o espaço é reduzido e tem que ser aproveitado em seus mínimos detalhes, garantindo o aparato necessário para um bom funcionamento.

De modo geral, é essencial que o seu food truck agregue, pelo menos, os seguintes itens:

  • forno;
  • fogão;
  • fritadeira;
  • chapa para lanches;
  • freezer;
  • pia;
  • potes apropriados para os alimentos;
  • utensílios como copos, talheres e embalagens.

Ainda no que se refere à estrutura do seu food truck, fique atento às exigências legais e sanitárias para estar em dia com a regulamentação da versão itinerante do seu estabelecimento.

Defina a localização

Com a competitiva vantagem da mobilidade, é importante que você avalie com clareza os melhores locais para instalar o seu truck. Considerando que o maior apelo deste tipo de empreitada é a comida rápida e de qualidade, procure por lugares com grande fluxo de pessoas com o seu perfil de consumo.

Se seu cardápio incluir opções sofisticadas, por exemplo, será um grande erro procurar por pontos onde há maior circulação de adolescentes.

Acompanhe o mercado

Enquanto empreendedor, é indispensável que você mantenha seus olhos voltados para as volatilidades do mercado. As oportunidades surgem a todo tempo e as mudanças são constantes, exigindo que você seja hábil e veloz ao entendê-las e aplicá-las. Não negligencie o poder dos consumidores e acredite no valor do seu produto para satisfazê-los. Esteja sempre atualizado!

Montar um food truck é, como em qualquer outra área, um desafio mercadológico e profissional. Apostar em um novo empreendimento envolve riscos e exige determinação, mas está claro que trata-se de um negócio promissor e não de uma tendência passageira.

A mensagem final é otimista e positiva, mas todo passo precisa ser consciente: estude, planeje e execute! Boa sorte e bons negócios!

Tem dúvidas e sugestões? Deixe um comentário nos dizendo o que você pensa sobre este ramo da gastronomia moderna!

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