Descubra como melhorar o fluxo de caixa da sua hamburgueria

O fluxo de caixa do seu negócio é uma ferramenta utilizada para controlar toda e qualquer informação financeira. Portanto, é de extrema importância que essa gestão seja feita de maneira eficiente, pois, caso contrário, você começará a ter problemas financeiros graves.

O fluxo de caixa é o coração da sua hamburgueria, ou seja, se ele vai bem e recebe recursos suficientes, toda a empresa funciona adequadamente. Em contrapartida, se não há um controle saudável, outros setores começam a apresentar falhas.

Além de definir períodos para o monitoramento, é preciso seguir algumas boas práticas para otimizar o seu fluxo financeiro. Confira, a seguir, quais procedimentos não podem faltar para manter o caixa sempre no azul. Acompanhe!

Registre todos os processos financeiros

O primeiro passo para otimizar e ter controle sobre o fluxo de caixa de uma hamburgueria é registrar todos os processos financeiros envolvidos. Dessa maneira, é necessário que você anote e desenvolva um inventário sobre os processos.

Isso inclui entradas e saídas, investimentos, despesas, pagamento de funcionários e até mesmo dívidas, se for o caso. Dessa forma, saberá o que está relacionado com o seu fluxo de caixa e poderá identificar gargalos.

Categorize as entradas e saídas

Após conhecer os processos financeiros que envolvem o fluxo de caixa do seu negócio, procure categorizar as entradas e saídas. Assim terá maior e melhor controle, bem como uma visão ampla das suas receitas, despesas e custos.

É fundamental considerar todo e qualquer valor, por menor que seja, não deixando passar nada despercebido. Uma boa dica é ter um sistema de gestão ou planilha para organizar esses processos em categorias diferentes, como:

  • internet;

  • telefone;

  • fornecedores;

  • energia elétrica;

  • água;

  • funcionários;

  • recebimentos no dia X;

  • impostos.

Mas atenção: não vale registrar somente como “entradas” e “saídas”. É preciso destrinchar e detalhar o máximo possível, com riqueza de informações para melhorar o seu controle. Dessa maneira, saberá para onde vão e de onde vêm seus recursos.

Mantenha todas as informações atualizadas

De nada adianta fazer um inventário perfeito e completo sobre os processos financeiros do seu fluxo de caixa se você só mexe nele às vezes. Portanto, é preciso atualizar as entradas e saídas diariamente, no caso de uma hamburgueria, ou sempre que houver movimentações.

O seu fluxo de caixa deve ser estudado antes de tomar qualquer tipo de decisão no seu negócio. Se ele estiver desatualizado ou com informações equivocadas, riscos e prejuízos poderão surgir.

Faça avaliações constantes

Como dissemos, é preciso manter os dados atualizados. Portanto, estabeleça uma rotina diária para fazer a gestão do seu fluxo de caixa e períodos mais longos. Lembre-se de que tudo precisa ser registrado e avaliado constantemente, mesmo os valores mais baixos.

Para isso, o ideal é fazer uma avaliação mensal e uma anual. Esta deve servir para obter um balanço completo sobre os resultados e comportamentos financeiros do negócio.

O fluxo de caixa é um dos aspectos primários e mais importantes na gestão de qualquer tipo de negócio, seja comércio, indústria ou prestação de serviços. Ele permitirá ter conhecimento da saúde financeira da sua hamburgueria, bem como auxiliar em tomadas de decisão mais certeiras.

Que tal ficar por dentro de outras dicas para alavancar o seu negócio? Então, siga a nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar as novidades!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This