Conheça os principais indicadores de produtividade em restaurantes

Como andam os indicadores de produtividade da sua hamburgueria? É importante que o gestor conheça alguns indicadores e suas funções para avaliar a qualidade dos serviços e criar metas para o restaurante. 

Trabalhando a partir de indicadores, é possível otimizar processos e melhorar a performance dos colaboradores. Além disso, para implementar mudanças e melhorias, é necessário conhecer o desempenho da empresa e ajustar pontos-chave.

Por isso, os indicadores de produtividade mostram-se essenciais a qualquer negócio. Neste conteúdo, separamos as principais metas para serem avaliadas em sua hamburgueria. Veja! 

O que são indicadores de produtividade? 

Os indicadores de produtividade referem-se a fatores que serão avaliados dentro de uma empresa, em um determinado tempo. Essas metas podem ter relação direta com o sucesso do cliente ou com o desempenho do negócio.

Assim, cada gestor deverá determinar quais são os indicadores fundamentais para avaliar a qualidade daquele setor ou processo. 

Dessa forma, no caso de hamburguerias e restaurantes, os indicadores que se relacionam com a qualidade, competência, capacidade e lucratividade tornam-se os mais importantes. 

Quais são os principais indicadores de produtividade para um restaurante? 

Veja quais são os principais indicadores para um restaurante e como implementá-los no seu negócio. 

Capacidade

O indicador de capacidade serve para mensurar quantos produtos são produzidos em um determinado período. Há hamburguerias, por exemplo, que trabalham com o conceito de fast food, e outras que dão prioridade à execução e montagem perfeita do sanduíche. Portanto, esses restaurantes não terão a mesma meta de capacidade.

Caberá ao gestor definir quais são as prioridades do local, entregar o lanche mais rápido ou entregar um mais bem-montado, e verificar o tempo médio para a equipe produzir com base  nesses requisitos. Depois disso, é preciso traçar uma a meta de capacidade – por exemplo, 30 lanches em uma hora – e verificar ao longo do trabalho se ela está funcionando ou merece ajustes.

Qualidade

Para verificar a qualidade dos sanduíches e do atendimento, o gestor deverá realizar pesquisas de satisfação com os clientes. É possível montar questionários rápidos que podem ser respondidos enquanto o cliente espera a conta ou serem enviados via e-mail aos consumidores que pediram pelo delivery. 

É importante que haja um padrão nas perguntas e que elas sejam de fácil mensuração – como: ” de 0 a 10, qual nota você atribui ao lanche?” – ou oferecer opções de resposta – como: “bom, médio ou péssimo” para serem atribuídas ao sabor do hambúrguer, à qualidade do atendimento, ao tempo de espera, entre outros requisitos. 

Lucratividade

O indicador de lucratividade permite que o restaurante analise o lucro líquido do período. Assim, é possível verificar as margens de lucros, os produtos que estão fazendo sucesso e os que podem ser retirados do cardápio. 

Dessa forma, para se chegar ao número, é preciso verificar o lucro total bruto e descontar gastos e investimentos. É necessário, ainda, que se verifique se esse valor final foi suficiente para cumprir todas as obrigações financeiras e se o valor que sobrou – ou seja, o lucro líquido – é compatível e suficiente para manter o negócio. 

Competitividade 

Mensurar a competitividade é um pouco mais complexo, mas ainda importante. Esse indicador mostra a posição da empresa em relação ao concorrente.

É possível atribuir esse grau de competitividade utilizando o market share, que não compara apenas qual hamburgueria vende mais ou qual fatura um maior valor, mas também mensura a visibilidade e lembrança de marca perante os clientes. 

Portanto, trabalhar com indicadores de produtividade vai além de controlar o que acontece no restaurante. Eles permitem o monitoramento de processos e a otimização de ações.

Mas de nada adianta implementar metas e não as mensurar e analisar. Por isso, converse com sua equipe, estabeleça metas e prazos e analise periodicamente o andamento dos objetivos. 

Gostou do nosso conteúdo sobre indicadores de produtividade? Quer mais dicas para melhorar a produtividade da sua equipe? Então leia o nosso post blog! 

 

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This