Conheça as 5 principais feiras de gastronomia do Brasil

Hoje em dia, existem inúmeras feiras de gastronomia no Brasil, não é verdade? Nelas, é possível encontrar toda a diversidade de comidas e bebidas brasileiras e, além disso, toda a história e a cultura existente por trás dela. Alguns dos grandes festivais ainda apresentam competições entre restaurantes e estabelecimentos gastronômicos.

Com base nisso, resolvemos mostrar no artigo de hoje algumas das principais feiras de gastronomia do país. Vale mencionar que eventos como esses demonstram a característica e qualidade da culinária de cada pedacinho do Brasil — consequência de uma colonização fruto de diversas nacionalidades. 

Se você tem curiosidade sobre o assunto, e o desejo de participar dessas experiências, continue com a ler e conheça as cinco principais feiras de gastronomia do país. 

1. Brasil Sabor

Considerado o maior festival de gastronomia do planeta, o Brasil Sabor conta com a participação de restaurantes do país inteiro. Os estabelecimentos devem criar um prato específico utilizando os ingredientes da região para concorrer ao prêmio de prato do ano.

Como um incentivo à cultura gastronômica de cada cidade participante, moradores e visitantes podem aproveitar incríveis preparações por um preço mais acessível.

O festival ocorre em maio e a programação pode ser vista pelo site do evento. Lá é possível encontrar o nome dos restaurantes participantes de cada estado e entrar em contato com a organização, caso deseje concorrer.

2. Petrópolis Gourmet

Considerado um dos mais importantes festivais da culinária brasileira, o Petrópolis Gourmet ocorre tradicionalmente durante o mês de novembro, em Petrópolis (Rio de Janeiro), durando cerca de 10 dias.

O evento, que promove apoio a instituições de trabalho social da cidade, apresenta diferentes temas em cada edição. Os estabelecimentos participantes devem criar pratos modernos com excelência, mas respeitando toda a cultura e a tradição da gastronomia.

A feira apresenta inúmeras atrações que podem ser acompanhadas pelo site do evento. Entre as principais, é possível citar o Espaço de Degustação, que possibilita aos visitantes experimentarem porções de deliciosas receitas, e o Mercado Gourmet, onde pratos de grandes restaurantes são vendidos. Ainda é possível assistir a palestras, ver apresentações musicais e participar de workshops.

3. Restaurante Week

Esse é um evento que ocorre nas principais cidades de vários estados brasileiros. Nele, participantes do ramo gastronômico e do turismo oferecem aos moradores das cidades e aos visitantes menus completos com pratos tradicionais de diversos países.

A feira ainda disponibiliza preços promocionais, uma forma de incentivar tanto a culinária quanto o turismo em todo o mundo. Os restaurantes participantes, assim como os pratos ofertados por cada chef de cozinha, são divulgados no site do evento.

4. Festival do Pastel de Feira

O pastel de feira é tão característico da região de São Paulo que mostrou que uma iguaria simples e popular também pode ser um ícone da gastronomia do país. O evento acontece em Guarulhos, São Paulo, e oferece barraquinhas típicas que comercializam os mais diversos sabores de pastel.

As opções de recheio agradam desde os paladares mais tradicionais, a exemplo dos sabores de queijo e de carne, até os mais exigentes, que podem preferir combinações como a de doces de queijo com goiabada e a de banana com canela.

5. Comida Di Buteco

Esse é um evento que cresceu com o tempo e que hoje ocorre em várias cidades do Brasil, entre os meses de abril e de maio. Nele, restaurantes, hamburguerias e botecos disputam o melhor petisco da região. A programação e os estabelecimentos participantes podem ser acessados pelo site do próprio evento.

Vale mencionar ainda que os petiscos são oferecidos aos moradores, aos visitantes e aos turistas por um preço mais acessível. Além disso, essa é uma maneira de valorizar a culinária brasileira mais simples, que também é riquíssima em sabor.

6. Burger Fest

Reunindo mais de 150 endereços, simultaneamente, em cinco capitais do Brasil, o Burger Fest além de ser o maior roteiro do hambúrguer do país, traz centenas de receitas inéditas em hamburguerias, restaurantes e bares. Diversas casas participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis servem hambúrgueres com montagens criativas.

O festival acontece nos meses de Maio e Novembro simultaneamente em diversas capitais. Tendo como a principal missão promover o hambúrguer no seu melhor momento. São 15 dias de novidades e novos sabores. Líder na promoção do mercado de hambúrgueres do Brasil é parada obrigatória conferir durante as duas edições. O roteiro completo poder ser acessado pelo site oficial do evento.

Pronto, agora que você já viu algumas das principais feiras de gastronomia do Brasil, não perca tempo e participe! Além de fazer parte de eventos tão culturalmente ricos, essa é uma maneira de divulgar o seu empreendimento gastronômico, de incentivar a gastronomia da sua região e de deixar os seus clientes ainda mais satisfeitos.

Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos algumas das feiras que eles podem apreciar ou participar. Até mais!

Guia-experiencia-cliente-blog

Comments (2)

    1. Olá Claudio excelente recomendação. Já inserimos inclusive como o principal evento de hambúrguer do Brasil. Caso tenha ainda mais alguma informação adicional, não deixe de compartilhar conosco.

      Boas vendas e continue seguindo nossas matérias.

      Obrigado por participar em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This