Confira o passo a passo de como defumar na churrasqueira

Seja com sol ou chuva, na hora do almoço ou no jantar, fazer churrasco para reunir os amigos e família é sempre um momento único. Afinal, nada melhor do que passar um tempo agradável com quem gostamos. 

Mas, você sabia que é possível fazer a defumação das carnes em casa? Neste post, vamos mostrar como defumar na churrasqueira. Então, continue a leitura e pegue estas dicas para o seu próximo churrasco! 

Quais são as vantagens de defumar as carnes na churrasqueira? 

A defumação é uma técnica de processamento que surgiu antes mesmo da energia elétrica. Ela consiste em salgar e defumar a carne por meio da fumaça — ou do sol, como era feito inicialmente.

Essa prática proporciona uma maior diversidade ao cardápio, tendo como diferencial o sabor e a textura dos alimentos defumados. 

Mas qual é o benefício de defumar a carne? Entre as diversas vantagens, como textura agradável e coloração atrativa, a que chama mais atenção é a durabilidade proporcionada ao produto. Dessa forma, evita-se o desperdício ou o consumo em excesso. 

Além disso, a carne defumada tem um sabor bem característico, o qual não pode ser adquirido com outros tipos de preparado. 

Como defumar na churrasqueira?

Agora que você já conhece algumas das vantagens da defumação, chegou a hora de aprender a realizá-la na churrasqueira. Continue a leitura e confira o passo a passo!

Prepare as lascas de madeira

Coloque as lascas de madeira na água por, no mínimo, 30 minutos. Você precisará de 1 xícara para cada 30 minutos de defumação com calor. Caso a defumação seja a frio, será a metade dessa quantidade. 

Para uma duração maior do tempo de defumação, será necessário aumentar a quantidade de lascas. 

Monte a churrasqueira

O primeiro passo é retirar todas as grelhas da sua churrasqueira e verificar se as aberturas do fluxo de ar estão abertas.

Em seguida, amasse jornais e coloque-os no fundo do barril da grelha, posicionando-os em um dos lados. Esse procedimento será necessário para acender as brasas em futuras etapas. 

Coloque a grelha pequena sobre o papel amassado e adicione uma pilha de carvão diretamente sobre o papel. 

Crie uma barreira entre a grelha

Você terá que criar uma barreira entre os dois lados da grelha. Isso é importante para manter a fonte de calor fora do contato direto com a carne defumada. 

Para que isso seja possível, crie uma parede no centro da grelha. Você pode construir isso usando uma tampa metálica ou alguns tijolos. Logo após a barreira ser montada, acenda o papel para queimar o carvão. 

Coloque as lascas de madeira na churrasqueira

Coloque as lascas de madeira encharcadas na pilha de cinzas da churrasqueira. Depois, posicione o carvão fresco e apagado em cima das lascas. 

Já no lado oposto ao carvão, ponha os ingredientes na grelha. 

Feche a churrasqueira

Após ter feito o último passo, feche a churrasqueira. Tenha certeza de que as saídas de ventilação estão todas abertas e localizadas do lado oposto ao fogo. Isso é necessário porque, se estiverem sobre ele, toda a fumaça sairá. 

Depois, reabasteça a churrasqueira com lascas a cada 30 minutos, conforme o necessário. Em seguida, coloque carvão. Siga sempre essa ordem e não deixe que o carvão apague completamente. 

Agora, você já sabe como defumar na churrasqueira. Com as nossas dicas, conseguirá fazer deliciosas carnes para o seu churrasco!

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá dicas e atualizações diretamente na sua caixa de e-mail!

guia-gestao-de-restaurantesPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This