Como usar o comportamento do consumidor no desenvolvimento do negócio?

Comportamento do consumidor significa, essencialmente, como e por que as pessoas tomam suas decisões de compra. Os profissionais de marketing buscam entender melhor o que se passa na cabeça dos consumidores para formular incentivos e estímulos melhores, que resultarão em aumento de vendas e lealdade à marca.

Para entender o comportamento do consumidor, especialistas analisam todo o processo de decisão, especialmente, os gatilhos que ativam uma decisão de compra. Por exemplo, um estudo pode mostrar o tempo médio que um cliente passa em uma praça de alimentação ou em uma rua antes de decidir onde comer, o que escolhe do cardápio, e quais razões levam a uma escolha em vez de outra.

Conhecer melhor o comportamento dos consumidores pode oferecer grande vantagem competitiva, ajudar seu negócio a tomar decisões com mais chances de acerto e reduzir erros. Confira algumas táticas.

Faça um cadastro de clientes

Assim como governos precisam fazer um Censo para avaliar as necessidades de serviços como saúde e educação, as empresas precisam catalogar seus próprios clientes. Uma boa base de dados pode ajudar sua administração em várias etapas. Você pode descobrir, por exemplo, se a maioria dos fregueses é homem ou mulher, qual a distribuição por faixa etária e em quais bairros moram. Essas informações orientam decisões sobre cardápio, futuras promoções e até a abertura de novos restaurantes.

O cadastro também é importante para entrar em contato com seus clientes. Você pode programar um software do tipo CRM para, por exemplo, enviar um cupom de desconto automaticamente no dia do aniversário de cada consumidor.

Crie uma persona para as estratégias de marketing

As personas são velhas conhecidas do leitor de revista. Você deve conhecer as sutis diferenças entre revistas femininas como “Elle”, “Claudia”, “Nova”, “Marie Claire” etc. O que as torna diferentes é a persona, que é uma espécie de leitora ideal para quem a publicação se dirige.

Você também pode criar uma para a sua hamburgueria: uma personagem com nome, idade, profissão e preferências. É para ela que a comunicação e a publicidade do seu negócio falarão sempre.

Invista em redes sociais

O brasileiro é o povo que passa mais tempo por dia no celular: quase 5 horas. Com tanto olho na tela, fica difícil atraí-lo apenas com o cheiro da comida. Um bom restaurante deve pensar em como ficar disponível para esse tipo de consumidor, criando perfis nas redes sociais e se cadastrando em aplicativos de delivery.

Ofereça embalagens de qualidade

Embalagens são parte fundamental do branding de qualquer produto. Com efeito, quando as embalagens são atraentes ou associadas a qualidade positivas, as pessoas chegam a avaliar melhor o gosto da comida. O paladar também é estimulado pela visão, permitindo-nos detectar diferenças entre produtos. Uma boa embalagem nos informa: este produto é saboroso e de qualidade. E ainda ajuda a fazer menos bagunça na hora de comer.

O comportamento do consumidor é influenciado por uma série de fatores, muitos dos quais podem ser identificados e manipulados por uma boa equipe de marketing. Quem entender melhor seus clientes antes de executar estratégias, estará sempre um passo à frente da concorrência.

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