5 boas práticas de manipulação de alimentos para sua hamburgueria

Quem trabalha com alimentos carrega uma enorme responsabilidade: zelar pela saúde dos clientes. Afinal, do que adianta apresentar diversos pratos lindos, com muito sabor, se no final esses pratos podem oferecer sérios riscos à saúde e deixar os clientes expostos?

Pensando nisso, é importante que haja um compromisso e respeito com o consumidor, mesmo que a manipulação de alimentos não seja vista por ele. A seguir, confira cinco cuidados e boas práticas de manipulação de alimentos para garantir a entrega das comidas de forma segura.

1. Cuidado com a higiene pessoal

Por mais que seja essencial a limpeza do ambiente de produção e também dos utensílios, a nossa primeira dica é: atenção máxima para a higiene pessoal de quem está mexendo com os alimentos. Isso porque eles que estarão em contato direto com as comidas.

Desta forma, é fundamental que todos os funcionários envolvidos na produção estejam atentos aos seguintes cuidados:

  • mantenha as unhas sempre aparadas e limpas;
  • evite falar próximo dos alimentos;
  • evite tossir ou espirrar próximo dos alimentos;
  • lavar as mãos com frequência antes e após a manipulação dos alimentos.

2. Mantenha a higiene dos utensílios

Além da higiene pessoal, é importantíssimo que os utensílios utilizados na sua hamburgueria sejam higienizados com frequência. Algumas práticas de higienização dos equipamentos são:

  • retirar o excesso da sujeira;
  • lavar com detergente duas vezes, pelo menos;
  • enxaguar bem;
  • usar solução clorada;
  • deixar secar ao ar livre;
  • guardar em um local que esteja limpo e protegido.

Nunca deixe para lavar os liquidificadores, moedores de carne, batedeiras ou qualquer outro equipamento depois, pois o alimento pode grudar e será mais difícil para fazer a limpeza corretamente.

3. Coloque touca antes de entrar na cozinha

O nosso terceiro item é fundamental para qualquer cozinha, mas muitos estabelecimentos deixam de usar. As toucas devem ser usadas a todo momento dentro dos ambientes de manipulação de alimentos. Elas devem ser descartáveis ou estar sempre muito bem limpas.

Ao colocar a touca, é necessário que ela cubra totalmente os cabelos e orelhas, certificando que nenhum fio de cabelo esteja exposto e, assim, possa contaminar os alimentos. Mesmo que seja utilizado um chapéu de chefe, por exemplo, a pessoa que está responsável pela manipulação deve estar utilizando a touca por baixo.

4. Garanta a qualidade da água

Não adianta tomar todos os cuidados citados acima se a água que você utiliza pode estar contaminada, não é? É muito fácil ter contaminação por fezes de animais, insetos, poeira etc. Por esse motivo, a caixa d’água da sua hamburgueria precisa estar conservada, sem rachaduras ou infiltrações e muito bem tampada. Além disso, ela deve ser lavada e higienizada, no mínimo, a cada 6 meses.

5. Tome cuidado com o lixo

Nada de deixar o lixo acumulado! Isso pode ser perigoso, além de contaminar o ambiente. Desta maneira, coloque lixeiras na cozinha e em outros pontos do estabelecimento que sejam fáceis de limpar. Isso facilitará na hora de trocar o lixo.

Já que estamos falando do lixo, nada de esquecer do banheiro, hein? Faça a troca conforme o movimento da sua hamburgueria. Não deixe acumular e verifique sempre se há sabonete disponível e papel higiênico. É essencial, também, que haja um cuidado especial com o lixo orgânico. Se possível, separe o lixo do que for reciclável.

Agora, certamente ficou mais fácil de entender as boas práticas de manipulação de alimentos, não é verdade? Dessa forma, não hesite em colocá-las em prática para aperfeiçoar ainda mais a higienização do seu estabelecimento.

Você curtiu essas dicas? Então, aproveite a visita no nosso blog e confira um post que separamos para você: manual prático sobre produção de alimentos e sustentabilidade.

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This