Black friday em hamburgueria: o que fazer para aumentar as vendas?

Você já pensou em como utilizar campanhas da black friday em hamburgueria? Em 2018, a data comercial acontece no dia 23 de novembro e quanto antes as ações começarem a ser planejadas, melhor serão os resultados de vendas.

A Black friday começou nos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, dia posterior ao feriado de Ação de Graças — mas já ganhou tradição no Brasil. Anualmente, as marcas promovem liquidações e descontos imperdíveis e, por isso, é preciso planejamento e estratégia para se diferenciar dos concorrentes.

Se você está em busca de dicas para aproveitar a data, continue lendo este post!

Por que aproveitar a black friday? 

Essas datas comemorativas são importantes para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. O público gosta de ver marcas que se engajam e oferecem descontos reais neste período.

Mesmo sendo uma data recente para o mercado brasileiro, as vendas realizadas no período já podem ser comparadas às vendas realizadas no Natal. Em 2017, as transações online atingiram a marca de R$ 2,19 bilhões de reais e o mercado alimentício não ficou de fora.

O iFood, aplicativo de delivery de comida, teve um aumento de 208% de pedidos em novembro de 2017 comparado aos dados de 2016. A estratégia nasceu das ações de divulgação do aplicativo com a parceria dos restaurantes cadastrados. Durante a primeira quinzena do mês, as lojas ofereceram 30% de desconto. Na segunda quinzena, o desconto chegou a 50%. O resultado foi melhor que o esperado e agradou clientes e estabelecimentos participantes.

Como aumentar as vendas com a black friday?

Com a proximidade da data, é preciso pensar em estratégias para impactar o seu público. Confira 4 dicas para o seu restaurante!

1. Invista na divulgação 

Se já é difícil atrair a atenção do cliente em períodos normais, imagine na véspera da black friday. O usuário será bombardeado com propagandas e promoções e não se lembrará da sua marca. Por isso, o planejamento das ações dessa data é tão importante.

Crie uma identidade visual para a data e comece a divulgação com antecedência. Faça mistério sobre quais produtos estarão em promoção e, quanto mais perto do dia, mais informações serão apresentadas aos clientes. Uma boa divulgação garantirá a expectativa e ajudará as pessoas a se programarem para a data. 

2. Ofereça descontos verdadeiros e atrativos

A black friday chegou no Brasil em 2010 e por muito tempo foi chamada de “black fraude”. Isso ocorreu porque muitos gestores criaram falsas promoções, aumentando o preço dos produtos dias antes e diminuindo no dia da black friday.

Se você está interessado em criar promoções na black friday, busque desenvolver promoções inovadoras e que realmente atraiam a clientela para o seu estabelecimento.

Primeiro, entenda os seus custos e despesas e reconheça até que ponto você pode dar descontos e oferecer brindes. Depois, pense em combos especiais para a data, descontos nos produtos mais populares e até lançamento de hambúrgueres somente para a data. 

3. Verifique o estoque 

Se você está desenvolvendo uma boa ação de black friday, certamente suas vendas aumentarão no dia. Por isso, é indispensável conferir o estoque com antecedência e certificar-se de que há tudo necessário para a execução perfeita dos lanches. Montar um cardápio, divulgar as promoções e não possuir o produto para oferecer ao cliente é um dos principais fatores de campanhas mal elaboradas neste dia.

4. Preocupe-se com o atendimento 

Outro fator de muita reclamação neste período é o atendimento dos estabelecimentos. Por isso, investir e treinar a equipe é fundamental. O ideal seria contratar funcionários extras para dar conta do trabalho. Mas, caso isso não seja viável, uma opção é estender a promoção em uma semana. Assim, todos os clientes poderão desfrutar das promoções e a sua equipe não ficará sobrecarregada com a demanda extra em apenas um dia.

Planejar uma campanha de black friday em hamburgueria não é tão difícil se houver antecedência e organização nas ações. Lembre-se que o mais importante é manter a qualidade do produto e atendimento nesta data. Só assim os novos clientes terão motivos para voltar em períodos comuns.

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