As 4 melhores práticas para transporte de alimentos

Transportar alimentos de forma correta e eficiente sempre foi um desafio para muitos produtores. Questões que vão desde a logística envolvida nesse processo até a legislação vigente tornam essa tarefa complexa em alguns casos. Todos esses cuidados não são em vão, já que a segurança alimentar é fundamental para evitar casos de contaminação, especialmente em relação aos produtos perecíveis.

Podemos dizer que essa é uma das principais etapas que visam garantir a qualidade dos produtos que chegam até a mesa dos brasileiros. Exatamente para detalhar o quanto isso é importante, listamos neste post as melhores práticas para transporte de alimentos. Acompanhe!

1. Ter cuidado constante com a temperatura dos alimentos

Determinados tipos de alimentos, especialmente os congelados, dependem de uma estrutura que possa mantê-los na temperatura adequada para a sua conservação. Vale lembrar que, além dela, outros elementos também influenciam nesse processo, como a umidade relativa do ar e o impacto da luz solar.

Diante de tudo isso, é preciso ter alguns cuidados, como manter um sistema de refrigeração eficiente no veículo e também na forma de manuseio, como não deixar as portas do veículo totalmente abertas na hora de descarregá-los.

É importante citar também os alimentos que devem ser acondicionados em temperaturas maiores, visto que exigem uma série de cuidados para que a sua qualidade não seja afetada.

2. Adquirir veículos exclusivos para transporte de alimentos

Considerando o exemplo do item anterior, fica claro que os veículos utilizados para transporte de alimentos devem seguir alguns requisitos e serem destinados exclusivamente para esse fim. Sendo assim, fica mais fácil transportar com segurança e da maneira correta.

Vale lembrar que determinados tipos de alimentos demandam formas específicas de veículos. Dentre eles, podemos citar transporte aberto com proteção, transporte fechado com temperatura ambiente e transporte fechado isotérmico refrigerado.

3. Oferecer treinamento específico para a equipe

Além dos cuidados naturais que esse tipo de transporte exige, há uma legislação rigorosa acerca de transporte de alimentos. Por isso, é fundamental que os funcionários responsáveis por esse trabalho tenham pleno conhecimento das regras, a fim de garantir uma operação correta em todos os pontos.

Levando esse fator em conta, é muito importante oferecer qualificação contínua (afinal as leis mudam) para garantir uma prática de transporte segura e eficiente.

4. Ter conhecimento sobre os produtos transportados

Para entender a melhor forma de transportá-los, nada é mais importante do que conhecer as matérias-primas e a embalagem específica de cada produto. Isso possibilita não só escolher a forma adequada de transporte, mas também realizar o monitoramento interno que alguns deles exigem.

Esses cuidados evitam, por exemplo, a contaminação de um produto por outro que esteja sendo transportado conjuntamente, o que além de ser proibido pela legislação pode trazer danos sérios à saúde.

Alguns casos podem ser mais emblemáticos, como os dos alimentos que têm um tempo menor de validade, o que torna o fator temporal e a eficiência do transporte critérios fundamentais para garantir a segurança do consumo deles em tempo hábil.

Seguindo essas práticas, fica mais fácil entender como se faz um transporte de alimentos adequado. Caso haja dificuldades, é sempre bom consultar os órgãos regulatórios e também empresas especializadas no assunto.

Se você gostou das dicas e quer otimizar os processos da sua hamburgueria, aproveite e confira mais um de nossos posts: 4 estratégias imbatíveis para adotar na sua hamburgueria!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Comments (2)

  1. Olá. Eu estou pesquisando sobre a montagem de um foodbike. Me surgiu uma dúvida que é sobre o armazenamento da carne do hamburguer.

    Tendo em vista que não teremos um refrigerado, qual a forma ideal para armazena-la em temperatura ambiente? Ela tem um tempo para estragar?

    Abraço!

    1. Olá Mateus! Criei um texto importante que vai lhe ajudar neste processo:

      https://blog.performpak.com.br/quais-os-principais-documentos-para-abrir-uma-hamburgueria/

      E também o link para a cartilha de boas práticas da Anvisa
      http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Cartilha+Boas+Práticas+para+Serviços+de+Alimentação/d8671f20-2dfc-4071-b516-d59598701af0

      Caso necessite de algum tipo de consultoria, temos um time de especialistas que podem lhe ajudar. Entre em contato com vendas@performpak.com.br ou adicione no WhatsApp nosso representante Matias 11 95074-7723

      Boas vendas e continue seguindo nossas matérias.

      Obrigado por participar em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This