Aprenda como tornar a sua hamburgueria vegan friendly!

O mercado vegano tem crescido muito nos últimos anos. Uma pesquisa do IBOPE estima que 14% dos brasileiros são vegetarianos e que 55% dos entrevistados consumiria mais produtos sem ingredientes de origem animal caso as embalagens fossem bem identificadas e os preços acessíveis. Então, está mais do que na hora de tornar a sua hamburgueria vegan friendly!

Se você tem essa intenção e não sabe muito bem por onde começar, vamos te ajudar. Neste post, apresentaremos algumas dicas e também receitas incríveis para hambúrgueres veganos. Acompanhe!

Dicas para tornar sua hamburgueria vegan friendly

Não confunda vegano com vegetariano

É muito comum a confusão entre os conceitos de veganismo e vegetarianismo. Para ter um estabelecimento vegan friendly, você precisa estar bem atento aos termos. Veganos não consomem nenhum produto de origem animal. Além da carne, eles também não comem ovos, laticínios e até mesmo mel. Essas escolhas vão além da alimentação. Eles também não usam couro, por exemplo.

Já os vegetarianos, no conceito correto, são pessoas que não se alimentam de nada de origem animal, mas utilizam esses produtos em outros âmbitos da vida. Entretanto, é muito comum tratar como vegetariano quem largou a carne, mas ainda come ovos e queijo, por exemplo. Fique atento aos conceitos na hora de montar seu cardápio e treinar seus colaboradores!

Tenha atenção aos produtos utilizados

Agora que você sabe quais são os produtos que os veganos não consomem, fica muito mais fácil criar opções de hambúrguer para incluir no seu cardápio. Lembre-se que não vale utilizar queijo e nem maionese, dois itens muito tradicionais no lanche.

Ainda assim, existem inúmeras receitas para substituir estes ingredientes sem causar nenhum prejuízo de sabor. É importante tomar cuidado também para não fritar os hambúrgueres na mesma chapa ou as batatas fritas no mesmo óleo que produtos com carne. Tenha muita atenção a todos os detalhes para conquistar de vez esse público.

Ofereça várias opções

Para se tornar um estabelecimento vegan friendly, não basta oferecer uma opção de hambúrguer e achar que é suficiente, já que hoje praticamente todos os restaurantes têm opções veganas. 

Que tal desenvolver um blend de hambúrguer, várias opções de molho e queijos vegetais, além de permitir que o cliente monte o seu próprio lanche? Afinal, se os que consomem carne contam com inúmeras alternativas, por que os veganos devem ter somente uma?

Outra solução é permitir que o cliente troque a carne, o molho e o queijo de todos os hambúrgueres pelas opções vegetais que você oferece. Assim, ele também pode provar todos os sabores! 

Receitas veganas para hambúrguer

Além de uma opção de blend para hambúrguer, vamos te ensinar a fazer um molho de queijo vegano. Afinal, eles são fundamentais para um bom lanche!

Hambúrguer de grão-de-bico

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido;
  • 2 colheres de óleo;
  • 1 cenoura crua;
  • 1/2 cebola;
  • salsinha picada;
  • 2 colheres de aveia em flocos finos;
  • sal e outros temperos a gosto;
  • farinha de rosca para dar ponto.

Modo de fazer

Bata no processador todos os ingredientes, com exceção da farinha de rosca, até que vire uma pasta. Vá acrescentando a farinha de rosca até que a mistura se torne uma massa que pode ser modelada em forma de hambúrguer. Depois, finalize na chapa ou na frigideira bem quente!

Cheddar de cenoura

Ingredientes

  • 1 cenoura média cozida;
  • 1/2 xícara de leite de aveia;
  • 2 colheres de sopa de polvilho azedo;
  • páprica defumada a gosto;
  • fumaça líquida a gosto;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 1/2 colher de chá de suco de limão.

Modo de fazer 

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto 1 colher de óleo. Se precisar, adicione um pouco de água para chegar na textura desejada. Leve ao fogo, acrescente o óleo restante e mexa até encorpar. A consistência ficará cremosa, como um molho.

Percebeu como não é difícil tornar a sua hamburgueria vegan friendly? Certamente é uma iniciativa que vale a pena, já que tornará o seu estabelecimento mais inclusivo e você poderá conquistar um novo público, ocasionando maior crescimento do seu negócio. 

Agora que você sabe como tornar sua hamburgueria vegan friendly, veja agora os benefícios de investir em embalagens sustentáveis!

guia-gestao-de-restaurantesPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This