Aprenda como fortalecer a marca com essas 5 dicas

Você sabe qual a importância de uma marca para um negócio? Esse ativo é um dos mais valiosos para uma empresa. Fortalecer a marca é fundamental para o aumento das vendas, afinal, é por meio dela que os conceitos serão veiculados, as ligações com o cliente serão estabelecidas e as vendas serão realizadas.

Porém, para alcançar o sucesso não basta fazer investimentos em dinheiro. Uma marca é composta por ações, pessoas e uma história. Dessa forma, é preciso desenvolver ações de marketing que busquem projetá-la para a persona desejada. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post! 

5 dicas para fortalecer uma marca 

O mercado das hamburguerias é muito competitivo. Dessa forma, é preciso lançar mão dos diferenciais para conseguir conquistar e fidelizar a clientela.

Um dos cases de sucesso do ramo alimentício é o Mc Donalds. Apesar de não possuir o melhor hambúrguer, a marca que tem 63 anos já possui lojas no mundo inteiro. O diferencial apostado pelos gestores não foi o sabor do hambúrguer vendido, mas sim o sistema de elaboração e montagem dos sanduíches. O atendimento padronizado e rápido garantiu à marca uma fidelização diante das outras. 

Vamos para as 5 dicas que contribuirão com o seu negócio! 

1. Conheça seu público

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é conhecer o seu público. Somente conhecendo a persona de um negócio — personagens fictícios criados para representar o público ideal de uma marca — será possível traçar objetivos para esse público.

Assim, será mais fácil identificar os hábitos da persona, preferências de consumo, motivos para ir ao seu estabelecimento, necessidades e objeções. Esse raio-X inicial ajuda a identificar, por exemplo, se é mais interessante oferecer combos ou produtos com desconto, investir em delivery ou alugar um espaço maior para receber os clientes. 

2. Entenda o seu mercado

Entender o mercado é uma estratégia importante para se diferenciar da concorrência. Estude o cenário do seu segmento, visite os seus concorrentes, analise-os e participe de eventos. Essas são atitudes que podem ser consideradas estranhas por alguns gestores, porém, a rotina de análise e monitoramento da concorrência é o que permitirá que você faça algo diferente baseado nas ações já executadas. 

Se o seu concorrente é famoso por algum diferencial, que tal apostar em outra abordagem para conquistar esse público por outro motivo? Ao entender porque um cliente prefere outro local ao seu, será possível traçar novas estratégias ou mudar algumas em curso.

3. Unifique a comunicação 

Um negócio possui vários stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores e público em geral. Por isso, é necessário trabalhar com comunicação unificada em todas as frentes para a criação de unicidade. Uma marca é fortalecida quando possui a capacidade de levar a mesma mensagem para todos os tipos de público.

Essas ações incluem identidade visual alinhada, tom de voz da marca, qualidade no atendimento, seja no ambiente virtual ou real. É perceptível quando uma marca possui unicidade de valores e conceitos, pois os clientes se sentem impactados e os colaboradores se tornam mais engajados. 

4. Crie diferenciais para seus consumidores 

As promoções, cartão fidelidade, atendimento exclusivo, experiências inesquecíveis e facilidades são exemplos do que pode ser oferecido pela sua marca.

Os diferenciais não precisam ser apenas descontos e facilidades no pagamento. Muitos clientes optam por frequentar locais mais caros por possuírem atendimento diferenciado, ambiente inovador ou experiências únicas. Ao estudar a sua persona, será possível identificar qual diferencial será mais tentador para a sua clientela. 

5. Invista na presença digital

Investir na presença digital é um elemento importante para alcançar um público que nunca ouviu falar da sua marca. Essa é a forma mais barata e efetiva de divulgar uma empresa. É possível criar anúncios no Facebook, Instagram e Google. Além disso, o conteúdo rico focado na sua persona também ajudará a engajar e atrair o público, bem como melhorar o branding da marca e a tornar mais conhecida. 

Portanto, é possível fortalecer a marca com atitudes simples que começam desde o planejamento. Cada ação desenvolvida ajuda no fortalecimento e, por isso, elas devem ser bem planejadas, buscando diferenciais para atrair e fidelizar clientes.

Gostou das dicas do nosso texto? Tem alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário no post!

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