Aprenda a calcular a margem de lucro ideal da sua hamburgueria

É só entrar na sua hamburgueria para notar que ela está repleta de clientes? Isso é uma ótima notícia. Porém você não pode se basear apenas pela casa cheia ao dizer que o seu negócio está indo muito bem: é essencial saber a margem de lucro que ele vem tendo e, assim, ter em mãos exatamente os ganhos e perdas da hamburgueria.

Vale dizer ainda que ao calcular a margem de lucro você poderá, inclusive, saber onde precisa melhorar e até mesmo quando e como pode fazer reformas e ampliações; sem contar na contratação de novos funcionários, oferecer mais opções de pratos para a clientela e, quem sabe, aumentar o horário de funcionamento!

Portanto, é muito importante saber como calcular a margem de lucros do estabelecimento. Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas e outras vantagens que essa prática proporciona. Confira!

Como fazer o cálculo da margem de lucro?

Não se assuste com a possibilidade de fazer você mesmo esse cálculo, ok? Parece complicado, mas, na verdade, você só precisa de atenção e foco. Depois, basta sentar e começar:

  • para calcular o lucro bruto, faça a seguinte conta: (receitas totais – custos) x 100%;
  • para calcular a margem de lucros: (lucro bruto / receitas totais x 100).

Após realizar essas duas contas, você encontrará o valor que tem entrado positivamente ou não na sua hamburgueria e poderá seguir com planos que, provavelmente, produzirão ainda mais lucros para você!

Quais são as principais vantagens de fazer esse cálculo?

Definitivamente, são muitas as vantagens, viu? Vale ressaltar que é essencial saber tudo o que acontece no dia a dia do seu negócio, principalmente no que se refere às finanças. Daí os benefícios são válidos e surpreendentes!

1. Evita prejuízos

Com o cálculo da margem de lucro da sua hamburgueria em mãos, tudo fica ainda mais fácil para se evitar prejuízos. Esses números mostram onde você gastou mais do que deveria ou onde realmente precisa investir, diminuindo consideravelmente o desperdício na compra de produtos e, até mesmo, na contratação de funcionários.

2. Preço cobrado se torna justo

Sabendo o que é mais consumido e aprovado pelos clientes, você verá que o valor final dos pratos da hamburgueria terão, de fato, um preço justo e compatível com o mercado e acessível ao seu público-alvo. Sabe qual é o melhor resultado disso? Mais clientes serão atraídos para o estabelecimento!

3. É possível avaliar a lucratividade

Um dos melhores resultados ao se fazer o cálculo da margem dos ganhos da sua hamburgueria é, sem dúvidas, avaliar a lucratividade do seu negócio. Além de saber se o que você tem vendido realmente é um diferencial, ter em mente a lucratividade da sua empresa guiará você nos principais passos para que ela sempre alcance sucesso.

Viu como é importante fazer o cálculo da margem de lucro da sua hamburgueria? As vantagens são muitas e, ao mesmo tempo, é o controle para que você não invista no escuro e entenda do seu negócio como um todo. Não se esqueça de que um bom gestor é aquele que conhece do seu negócio até mesmo nos mínimos detalhes!

E aí, gostou das nossas dicas? Então siga a gente no Facebook e fique sempre por dentro de assuntos que podem ajudar com a sua hamburgueria!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Comments (4)

  1. Mas este cálculo pode ser feito por produto isoladamente também?
    SEguindo a mesma didática?
    Lucro Bruto do produto: (valor de venda – custo do produto)*100%
    Margem de Lucro do produto: (lucro bruto do produto / valor de venda)*100

  2. Boa noite.
    Eu tenho uma dúvida, estou com lanchonete aberta pouco tempo. Estão estou querendo saber como ter um lucro vou te dar um exemplo vendo no até final de semana 600$ entorno. Mas deste 600$ tenho que comprar as mecardoria me sobra 30$ e dele e que eu vou ter no caixa para dar troco.
    E aí o que vc me diz para ver dinheiro no meu bolso?
    Que não fica só pra repor!
    Aguardo resposta.

    1. Olá, sabemos que o início dos negócios de gastronomia levam tempo e planejamento. Os primeiros 2 anos são 90% transpiração e 10% inspiração. A chave de tudo é planejamento, ser um bom negociador nas compras e ter produtos no cardápio que realmente vendem.

      Com relação ao dinheiro, uma coisa é o Dinheiro de fundo de caixa, que serve para você abrir o caixa e dar troco, outra é o dinheiro da sua operação que vai ser para pagar os insumos e dar lucro. Para isso você precisa saber o seu custo real dos produtos e também definir o preço de venda de seus lanches.

      A melhor sugestão é que você procure o Sebrae de sua cidade, eles irão lhe ensinar através de cursos e publicações especificas de seu segmento. Também conversar com donos de outros estabelecimentos no seu segmento é muito importante para a troca de experiências.

      Sem planejamento e fazer as coisas certas o dinheiro fica difícil aparecer.

      Obrigado pelo carinho nosso objetivo é oferecer conteúdos e produtos de qualidade. Esperamos que procure o Sebrae e leia nossas dicas que as coisas vão começar a melhorar. Desejamos a você muito foco e disciplina nesta empreitada.

      Caso queira utilizar nossas embalagens sustentáveis para sua hamburgueria e consultoria entre em contato com nosso time de vendas por WhatsApp 11 95074-7723

      Sucesso e boas vendas!
      Equipe Performpak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This