pesquisa de satisfação

Afinal, por que aplicar a pesquisa de satisfação em hamburguerias?

Certamente, você já respondeu a alguma pesquisa de satisfação, não é mesmo? Aplicar essas pesquisas é uma prática comum no meio empresarial e funciona para todo tipo de segmento. Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo nas relações pós-venda, buscando aumentar a fidelidade dos clientes e o ticket médio das vendas. 

A satisfação dos seus clientes é um fator primordial para a manutenção de uma hamburgueria. É importante saber o que agrada ou não à sua persona para que as atitudes certas sejam realizadas. 

Uma das formas de saber o que os seus clientes pensam do seu produto é aplicando uma pesquisa de satisfação. Veja, neste post, qual a importância dessa estratégia!

O que é uma pesquisa de satisfação?

Ao realizar uma pesquisa na sua hamburgueria, duas grandes vantagens serão agregadas para a sua empresa: primeiramente, a pesquisa estabelece um canal de comunicação com o cliente, que passa a se sentir mais valorizado. Além disso, ao responderem as perguntas do questionário, os clientes mostrarão o que deve ser modificado e o que já atingiu o sucesso. Assim, você conseguirá atingir as demandas reais dos seus clientes.

É importante saber que a pesquisa de satisfação não é o SAC da sua hamburgueria. Apesar de a pesquisa ser um canal de comunicação entre empresa e cliente, é preciso que exista um canal oficial para tirar dúvidas, receber reclamações e melhorar o engajamento com os clientes. 

Ela deve ser uma base de dados que mostrará quais soluções são necessárias a partir da opinião dos consumidores. A pesquisa precisa possuir um método de aplicação e deve ser documentada. Além disso, é necessário que o gestor organize qual a periodicidade de aplicação e, ao final, realize a análise desses dados. 

Quais os métodos mais utilizados? 

Existem 3 modalidades que podem ser aplicadas no seu estabelecimento:

  • NPS: o Net Promoter Score mede a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. Nesse caso, o consumidor deve responder dando notas de 0 a 10.
     
  • índice de satisfação: esse modelo é uma das metodologias de pesquisa de satisfação mais usadas para avaliar a experiência entre uma empresa e marca em uma escala linear. São apresentadas ao consumidor perguntas diretas e opções como: ruim, bom e excelente.
     
  • funil de consumo: essa modalidade de pesquisa avalia a eficiência de uma marca durante todo o processo. São comuns as seguintes perguntas: como você conheceu a hamburgueria? O que achou do serviço? O que achou dos produtos? 

Antes de decidir qual o melhor método a ser escolhido, é preciso conhecer o seu público e entender quais métricas precisam ser avaliadas.

Como aplicá-la? 

Para não criar uma pesquisa exaustiva, é preciso pensar em opções curtas com perguntas objetivas. Além disso, é interessante oferecer descontos ou vantagens aos que se dispõem a responder os questionários. 

Procure criar questionários com, no máximo, 10 perguntas e que as opções sejam de múltipla escolha. É recomendável que apenas as sugestões ou reclamações sejam feitas de modo discursivo. 

No caso das hamburguerias, os questionários podem ser oferecidos no momento que o cliente pedir a conta. Dessa forma, enquanto o consumidor espera para pagar, ele pode responder às questões. Se a pesquisa for aplicada para clientes do delivery, o estabelecimento pode enviar um arquivo online pelo meio de comunicação que o usuário realizou o pedido como o  WhatsApp, aplicativos ou site. 

Como melhorar o serviço a partir dos resultados? 

Depois de aplicar a pesquisa é preciso organizar os dados e aferir os resultados. Para facilitar o entendimento, é possível dividir os entrevistados por perfil. Caso a pesquisa não contenha essas informações, você pode focar diretamente nas respostas. 

Divida os pontos fortes dos fracos e faça uma escala de avaliações. Classifique, por exemplo, quantos entrevistados acharam o seu produto ótimo ou atribuíram 10 a essa pergunta. Faça isso para todos os quesitos e coloque em gráficos para facilitar a leitura. Crie o hábito de elaborar a pesquisa frequentemente e analise ao longo dos meses o que melhorou.

Depois deste texto, ficou mais fácil entender a importância da pesquisa de satisfação para o seu negócio. Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Já aplicou alguma pesquisa? Deixe o seu comentário no post!

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