Afinal, o que é marketing gastronômico?

O ramo alimentício tem crescido exponencialmente no Brasil, nos últimos anos, especialmente impulsionado por algumas tendências e mercados de nicho, como a alimentação saudável e natural ou fit. Nesse contexto, também aumenta a concorrência, o que torna ainda mais importante o investimento em marketing gastronômico.

Você já ouviu esse termo? Conhece o conceito? Neste artigo, vamos explicar do que se trata, mostrar a importância de investir nessa tendência e, por fim, algumas boas práticas de marketing gastronômico. Se você quer saber mais, continue acompanhando!

O conceito de marketing gastronômico

O marketing gastronômico nada mais é do que aplicar esse conceito ao ramo alimentício, mais especificamente aos restaurantes, bares, bistrôs, hamburguerias e estabelecimentos desse tipo.

Essa diferenciação surgiu quando se percebeu que existem muitas particularidades na gastronomia, que precisam ser consideradas na hora da criação das estratégias de comunicação e publicidade. O que funciona para um escritório de advocacia ou uma mecânica, por exemplo, dificilmente dará certo para um restaurante. 

Então, quando for contratar alguém para cuidar do marketing do seu estabelecimento ou estudar as melhores estratégias e técnicas para fazer isso você mesmo, lembre-se dessa especificidade. Com certeza, os seus resultados serão muito mais expressivos, pois você saberá exatamente de que forma promover o seu produto para o seu público-alvo.

Boas práticas de marketing gastronômico

Agora, que você já conhece o conceito e sabe a importância de investir em um marketing mais segmentado, chegou o momento de receber algumas dicas sobre o assunto. Acompanhe!

Focar na experiência do consumidor

Hoje, as pessoas buscam experiências. Muito mais que consumir um bom produto, elas querem ser bem atendidas, experimentar algo surpreendente, conhecer novos sabores, receber a comida em uma embalagem diferenciada e mais uma série de questões semelhantes que poderíamos citar aqui.

Portanto, o ideal seria você criar ações e estratégias com foco nesse objetivo. Um exemplo disso seria criar uma experiência gastronômica surpresa. O cliente fala o que não come e com todos os outros ingredientes disponíveis, o restaurante cria um prato único, surpreendo-o com algo que ele nunca havia provado antes e tirando-o daquela zona de conforto de pedir sempre a mesma coisa.

Ter site e redes sociais ativos

Boa parte das pessoas, hoje, escolhem o que vão comprar e quais estabelecimentos frequentar por meio da internet, especialmente as redes sociais. Por isso, uma parte fundamental do marketing gastronômico é investir nesses canais.

Você não precisa de nenhuma super produção, apenas invista em boas fotos de comida. Elas chamam atenção e despertam desejo. Vale apostar também na criatividade, convidando o público a interagir com a página.

Vender por meio de um aplicativo de delivery

Uma pesquisa da ABRASEL indica que o número de pedidos de comida via aplicativos cresce, em reais, 1 bilhão por ano. Isso significa que esse mercado está em franca expansão e que cada vez mais as pessoas apostam na facilidade do delivery online. 

As vantagens são inúmeras, como a visibilidade que você ganha para todos os usuários do app, que talvez nunca fossem conhecer o seu estabelecimento de outra forma, e, consequentemente, o aumento no número de vendas. Se você está investindo em marketing gastronômico, essa é a melhor estratégia atualmente. Procure os players que atuam na sua cidade e feche já essa parceria!

Ter presença em eventos

Falamos bastante em internet, mas uma forma muito efetiva de oferecer experiências para as pessoas é por meio da participação em eventos. Procure estar presente especialmente naqueles que estão relacionados à gastronomia e que acontecem na sua região de atuação, pois o seu principal público-alvo pode estar ali. 

Sempre que for apostar nesse tipo de ação, lembre-se de criar estratégias para chamar atenção das pessoas, já que você competirá com diversos outros restaurantes. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma promoção especial para o evento ou oferecer a degustação de um produto.

Agora que você já sabe mais sobre marketing gastronômico, faça um bom planejamento de ações e comece a colocá-las em prática no seu estabelecimento. Logo os resultados aparecerão e você perceberá que todo investimento valeu a pena. 

Se você quer aprender mais sobre marketing gastronômico e conhecer outras tendências do mercado alimentício, curta a nossa fanpage no Facebook. Compartilhamos muito conteúdo interessante por lá!

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