A pegada sustentável: como inserir na sua hamburgueria

Se tem um segmento que ainda não sentiu os reflexos da crise no Brasil, é o de alimentação. Pelo contrário, o setor cresce sem parar e pesquisas indicam um crescimento de até 35% nos últimos anos.

Dentro do segmento, uma boa aposta são as hamburguerias gourmet, que cada vez mais têm feito a cabeça das pessoas. Por isso, vemos muitos novos estabelecimentos do tipo surgindo, e é necessário se diferenciar para não perder para a concorrência.

Uma boa pedida é adotar uma pegada sustentável, já que o conceito é tendência mundial. Nesse sentido, vale investir em energias renováveis, reciclagem de lixo, embalagens para hambúrguer que sejam biodegradáveis e recicláveis, opções vegetarianas e veganas no cardápio, dentre outras práticas.

Neste texto vamos te apresentar algumas das táticas que você pode adotar para deixar a sua hamburgueria com uma pegada mais sustentável. Confira abaixo!

Separe e recicle o lixo da sua hamburgueria

Uma prática simples, mas que tem um retorno muito positivo é a separação do lixo para posterior reciclagem. Para isso, você só precisa investir em lixeiras que possam comportar os variados tipos de resíduos, tanto internamente — na cozinha — quanto externamente, no salão da sua hamburgueria.

Além disso, é necessário capacitar a sua equipe e cobrar sempre a separação do lixo de acordo com seu tipo. Essa é uma medida relativamente simples, que pode ser implementada com poucos recursos e que lhe dará um retorno grande em termos de sustentabilidade e até receita — você pode vender as latas de alumínio coletadas, por exemplo.

Opte por embalagens com uma pegada sustentável sustentáveis

Uma boa embalagem para seu hambúrguer é fundamental, tanto se o cliente comer no restaurante quanto se optar pelo delivery. Um sanduíche corretamente embalado mantém por muito mais tempo seu sabor, textura e qualidade.

E para unir essa qualidade com o conceito de sustentabilidade, já existem embalagens fáceis e rápidas de manipular e 100% biodegradáveis — portanto, sustentáveis. É um tipo de embalagem que conserva até 40% da temperatura do hambúrguer, muito mais do que as embalagens tradicionais.

Investir em embalagens que sejam adequadas ao conceito do seu restaurante também é muito importante, afinal, elas são a imagem do seu negócio e acompanham seu produto onde quer que ele esteja.

Tenha opções veganas e vegetarianas no cardápio

O número de vegetarianos e veganos vem crescendo exponencialmente mundo afora, e no Brasil não é diferente. Por isso, ter em seu cardápio opções que contemplem esse público é uma ótima opção.

Existem receitas deliciosas de hambúrguer que não levam carne, como os de lentilha, grão-de-bico, cogumelo e quinoa. Se você quiser ser ainda mais sustentável, vale a pena investir em alimentos orgânicos e em uma horta no seu próprio estabelecimento. Essa dica, além de sustentável, também te gera economia!

Com essas dicas você já pode mudar a cara do seu negócio e deixá-lo muito mais sustentável e econômico. Além delas, outras práticas podem ser implementadas, como a adoção de energias renováveis — a energia solar é uma excelente opção! — e o incentivo para clientes que também tenham um pensamento sustentável.

Quem chegar de bike, por exemplo, pode ganhar a bebida ou a sobremesa. Pequenas atitudes como essas farão a sua hamburgueria ficar com uma pegada sustentável e podem te auxiliar a fidelizar clientes e também servir como estratégia de marketing, já que o conceito está muito em voga.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos artigos: “Tipos de embalagens para alimentos: conheça as melhores!”

guia-gestao-de-restaurantesPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This