6 estratégias para aumentar o lucro de restaurantes e hamburguerias

Se você atua no setor de alimentações, sabe que a demanda ainda é alta nesse segmento. São muitos os consumidores que buscam comida fora de casa, para prover as necessidades básicas ou para ter o prazer de um delicioso prato que drible a dieta de rotina.

Embora a procura pelos serviços alimentícios seja quase inabalável, muitos estabelecimentos do setor perdem espaço por causa da concorrência e de recursos mal aplicados. 

Quer saber como aumentar o faturamento com dicas simples? Confira abaixo 6 estratégias para aumentar o lucro de restaurantes e hamburguerias!

1. Diminuir os desperdícios é uma forma eficaz de aumentar a margem de lucro

Sabe-se que os gastos estão associados aos lucros. Muitas vezes, é possível aumentar a margem de lucro sem mexer nos preços, mas cortando os gastos do restaurante e da hamburgueria.

Quando se trata de alimentos, a falta de cuidados pode levar a desperdícios excessivos: alimentos vencidos, sobras de comida, excessos na hora de preparar os pratos e assim por diante.

Controlar os desperdícios aplicando algumas estratégias vai ajudar a aumentar o lucro de restaurantes: compra programada, cuidados com o estoque, reciclagem dos resíduos, aproveitamento máximo dos alimentos e assim por diante.

2. Ofereça opções mais baratas e sazonais para dinamizar o cardápio

Diversifique seu cardápio. A tendência atual é a variedade de opções e a integração entre as classes de diferentes condições econômicas. Mesmo restaurantes de luxo tendem a oferecer pratos mais baratos como alternativa de aumentar a renda, explorando o poder aquisitivo das classes mais populares.

Além disso, você pode usar pratos mais caros para chamar a atenção para outros mais baratos — que, nem sempre, são tão “mais baratos” assim. Trata-se de uma estratégia que procura explorar os desejos de luxo do consumidor que, mesmo em tempos de crise, ainda persiste em muitas pessoas.

Também vale a pena investir em pratos sazonais, que só podem ser oferecidos em determinadas épocas e, por isso mesmo, sejam atrativos para muitos consumidores.

3. Oferecer porções diferentes pode aumentar o lucro de restaurantes e hamburguerias

Essa estratégia é chamada de bracketing, ou escalonamento. O consumidor passa a acreditar que a menor porção realmente possui o preço mais atrativo.

O que ele geralmente não sabe é que o restaurante desejava vender essa porção o tempo todo e o suposto “preço mais baixo” é o preço normal do produto oferecido (ou mesmo um pouco mais alto).

4. Evite quebrar números para não decepcionar o consumidor

Especialistas em menu já constataram que números quebrados, especialmente aqueles terminados em 9 (como 12,99), são associados, pelo cliente, à baixa qualidade.

Assim, você deve evitar colocar os centavos nos preços de cardápio, evitando que uma possível impressão de má qualidade surja na mente do cliente.

5. O delivery é uma maneira de aumentar a fidelização

Clientes fidelizados certamente ajudam a aumentar o lucro de restaurantes. Uma das estratégias usadas para fidelizar clientes é a entrega a domicílio, ou delivery.

Atualmente, a maior parte das empresas, inclusive os restaurantes, aposta na estratégia, que garante o conforto do consumidor e um atendimento ainda mais personalizado.

As taxas de entrega embutidas no preço da encomenda nem sempre são relevantes para o cliente, que prefere pagar mais e manter sua comodidade.

6. Apelo visual e opções de entretenimento trabalhando em conjunto

Quando os cardápios possuem alimentos descritos em negrito, com uma fonte diferente (seja pelo estilo, seja pela cor, seja pelo tamanho) ou acompanhados de imagens mais destacadas, eles permitem que esses alimentos pareçam melhores ou mais vantajosos que os outros pratos.

Assim como ofertar um ambiente mais decorado e agradável, oferecer música ambiente ou televisão também contribui para que o cliente permaneça mais tempo e consuma mais.

A música ambiente pode ser incrível para estimular o consumo e chamar mais pessoal para o estabelecimento. Vale a pena apostar no Rock e MPB, por exemplo. E pode-se ainda fazer uma playlist em aplicativos como Spotfy ou afins, pelos quais os clientes terão a conveniência de ouvir as músicas de sua hamburgueria preferida.

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decoração-hamburguerias

Comments (4)

  1. É mesmo uma grande dica de oportunidade e por isso maei sua materia!
    Vale mesmo a pena passar esse conteudo, fico muito grata e vou te acompanhar certamente.

    1. Obrigado pelo carinho nosso objetivo é oferecer conteúdos e produtos de qualidade.

      Caso queira utilizar nossas embalagens sustentáveis para sua hamburgueria entre em contato com nosso time de vendas por WhatsApp 11 95-74-7723

      Sucesso e boas vendas!
      Equipe Performpak

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