6 dicas para a gestão do desperdício na hamburgueria

É fato que todos os anos quantidades imensas de diversos produtos são desperdiçados dentro de uma hamburgueria. Por esse motivo, ter uma boa gestão do desperdício é fundamental para manter a empresa segura, mais sustentável e financeiramente melhor.

Tudo aquilo que é eliminado por desperdício (você paga pelo produto, mas não utiliza) como água, energia, matéria-prima e resíduos pode evitar um sucesso da hamburgueria. Uma boa gestão é uma forma de minimizar a quantidade de produtos e serviços desperdiçados e utilizar todos aqueles disponíveis com a melhor otimização possível.

Dentro de uma empresa do setor de alimentação, os gastos com matéria-prima ficam atrás apenas dos gastos com funcionários. Com tanto desperdício de alimento, o prejuízo vai todo para a hamburgueria.

Evitar o desperdício, além de ajudar no sucesso da empresa, é uma maneira de diminuir o impacto nos recursos naturais. Afinal, a humanidade precisa deles para se alimentar. Pensando nisso, confira 6 dicas para a gestão do desperdício na hamburgueria!

1. Realize uma boa compra

O primeiro passo é comprar apenas o que você precisa para manter a hamburgueria funcionando. Por isso, sempre utilize uma lista e realize uma compra eficaz, pagando por aquilo que realmente é necessário. Lembre-se de verificar as datas de validade dos produtos!

Outra dica é se atentar para as propagandas. Elas estão ali para fazer com que você gaste mais. Não caia nas armadilhas publicitárias!

2. Cuide do estoque

Se você não tem tempo para cuidar do estoque de sua hamburgueria, contrate alguém ou uma equipe para realizar esta tarefa.

Esse controle é importante para que o desperdício de alimento seja evitado desde a despensa até a finalização do prato. Dados precisos são fundamentais para que nenhum impacto de desperdício esteja presente dentro da empresa.

3. Escolha itens de qualidade

Se você possui um produto de qualidade, o desperdício será menor, não é verdade? Por isso, sempre analise bem tudo aquilo que você está comprando, principalmente alimentos perecíveis. Evite comprar hortaliças queimadas ou que estejam rasgadas e que depois serão descartadas.

4. Fique atento aos equipamentos e vazamentos

É importante estar sempre atento à manutenção de equipamentos e vazamentos. Pagar por um problema em uma máquina ou dentro da cozinha gera um alto custo. Verifique com regularidade e sempre prefira equipamentos de qualidade. Escolha aqueles que consomem menos energia e que sejam fáceis para higienizar.

5. Recicle os resíduos da hamburgueria

Evite o desperdício e recicle tudo aquilo que não será utilizado dentro da empresa. Uma boa ideia é criar um sistema de controle sobre essa reciclagem. Por exemplo: sobras de alimentos são produtos orgânicos e um importante recurso energético que pode ser utilizado como adubo. Embalagens diversas podem ser recicladas ou até mesmo reutilizadas.

Dessa forma, você apoia programas de sustentabilidade e de reciclagem e recebe sobre esses produtos se combinar com uma determinada empresa de reciclagem.

6. Aproveite todo o alimento

Utilize todas as técnicas possíveis em um único alimento. Isso possibilita a criação de novas receitas com produtos que antes seriam eliminados. Talos, folhas, sementes e cascas podem render incríveis pratos com alto valor nutricional.

Outra dica é aproveitar sobras em novas preparações como, por exemplo, um pão que vira uma deliciosa torrada de aperitivo. Vale consumir aqueles alimentos não tão bonitos visualmente, mas perfeitamente bons para o consumo. Não jogue fora!

Você entendeu como uma boa gestão do desperdício é fundamental para o sucesso de uma empresa? Muitos alimentos são reaproveitados e serviços passam a ser mais otimizados.

Lembre-se sempre de verificar o andamento da cozinha e evite ao máximo o desperdício. Pequenos detalhes fazem muita diferença!

Gostou deste post? Não se esqueça de que a conservação dos alimentos também é um ponto fundamental, ok? Confira o nosso post e aprenda um pouco mais! Até a próxima!

Guia de Marketing para HambugueriasPowered by Rock Convert

Comments (8)

  1. Excelente matéria!!! Absolutamente pertinente aos dias de hoje quando falamos de sustentabilidade!!! Gostaria de parabenizar vocês pelas excelentes matérias e dicas, não só para hamburgueria, mas para aqueles que gostam de um delicioso hambúrguer!!!

    1. Muito obrigado pelo reconhecimento de nossos produtos e serviços. Fique ligado em nosso blog que tem novidades toda semana.
      Boa leitura e ótimas vendas.

    1. Gerir o desperdício é ainda mais importante que gerir os ganhos. Obrigado por participar conosco e continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos semanalmente.

  2. Excelente!!! Tudo que futuros empreendedores precisam saber, quase tudo na cozinha é reaproveitado, mas nem todos se dão conta disso!!! Matéria excelente!!!

    1. Olá Maciel, a gestão do desperdício e economia dos recursos naturais e a baixa geração de resíduos, são fatores primordiais para o sucesso das empresas nos dias de hoje! Obrigado por participar conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This