5 questões a se considerar antes de abrir mais unidades da sua hamburgueria

Todo mundo que tem um negócio próprio fica em dúvida sobre o momento correto de expandir. Se você trabalha com hambúrgueres, negócio em franco crescimento no Brasil, provavelmente já se pegou pensando sobre abrir unidades de hamburgueria.

E isso é natural. Ganhar mais clientes a cada dia faz com que pensemos que chegou a hora de abrir novos negócios. Mas será que essa é a melhor estratégia?

Para ajudá-lo a decidir, veja 5 perguntas que você deve se fazer antes de começar a investir na expansão:

1. Estou operando com 100% da minha capacidade?

Em uma análise visual, você pode ter a impressão de que seu negócio possui o número de clientes suficientes para a abertura de uma nova unidade. Mas será que é verdade?

Para ter certeza, é preciso verificar se a operação da sua hamburgueria traz rentabilidade e se o modelo pode ser aplicado em uma nova unidade, que provavelmente será frequentada por um público de perfil diferente.

E não é só isso: mais lojas significam mais trabalho para você, o que pode diluir a sua atenção e tirar o foco da qualidade do produto. Portanto, antes de expandir, pense se a sua loja atual ainda tem possibilidade de crescimento.

2. Qual é o melhor modelo de expansão para o meu negócio?

Se você chegou à conclusão que o seu volume de negócios atual comporta uma expansão da empresa, agora é preciso escolher qual é o melhor modelo.

Abrir uma nova unidade com capital próprio demandará enorme investimento, mas traz como compensação o fato de o lucro ficar todo com você. Apostar em um modelo de franquias também pode ser interessante, mas leva a uma maior perda de controle sobre a qualidade.

Já a busca por investidores pode turbinar o negócio mais rapidamente, mas os resultados serão divididos.

Todos os modelos têm prós e contras, então, escolha o que for melhor para você.

3. Estou seguro de que essa é a melhor decisão?

Expansão significa mais trabalho. Isso é inevitável, portanto, é preciso que você reflita bastante sobre a disponibilidade de tempo.

Você terá menos oportunidades de lazer e tempo para ficar com a família em troca de uma possibilidade de crescimento maior nos negócios. Se for algo que você deseja para o momento, não há problema.

4. Qual é o meu papel nesse processo?

O projeto de expansão exige grande dedicação do responsável pela empresa. Portanto, você vai precisar deixar de lado a parte operacional para cuidar do futuro do seu negócio.

Ações como escolha do novo ponto, marketing e promoções precisam do seu envolvimento total para darem resultado.

5. Como posso validar a expansão?

A expansão não pode sair do seu controle, principalmente para que você consiga manter a qualidade consagrada do seu produto. Se a sua opção for pelo modelo de franquias, por exemplo, será necessário a montagem de lojas num modelo padrão a ser seguido pelos franqueados, além de um acompanhamento constante para garantir a qualidade.

Esse checklist é fundamental para você decidir abrir unidades de hamburgueria ou não. Lembre-se de que a qualidade dos seus produtos e serviços é responsável pelo sucesso da marca e você precisa manter os padrões sempre altos.

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Guia de Marketing para Hambuguerias

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